Título
Employer value proposition: Atração de jovens na área das tecnologias de informação
Autor
Pais, Ana Lúcia de Jesus Andrade
Resumo
pt
Atrair talento jovem na área das Tecnologias de Informação (TI) é um dos grandes desafios das
organizações. Com a emergência da Industria 4.0. surgiu uma crescente expansão do mercado
das TI, tornando-o extremamente competitivo. As empresas têm vindo a deparar-se com a
dificuldade em encontrar profissionais para responder a esta mudança de paradigma, por existir
um gap entre a oferta e a procura, e precisam mais do que nunca de desenvolver estratégias
diferenciadoras para atrair candidatos talentosos.
A temática do Employer Value Proposition (EVP) na área das TI, em Portugal, revela-se um
objeto de investigação interessante, nomeadamente a identificação dos fatores de atração dos
jovens e a análise da perceção das empresas que recrutam estes perfis.
O estudo abrange 303 estudantes e/ou colaboradores da área que responderam a um
questionário sobre a atratividade do empregador e foram realizadas entrevistas a 8 empresas de
referência no setor das TI. Resultaram nove propostas de valor para a employer branding das
empresas de TI. O work-life balance foi considerado o valor mais relevante para os millennials
e centennials no processo de escolha do empregador. As empresas reconhecem que a retribuição
financeira ainda tem um papel importante no processo de decisão, tendo o work-life balance e
os projetos desafiantes e inovadores recebido um lugar de destaque na perceção destes
profissionais.
Estas conclusões podem ajudar as empresas da área das TI a desenvolver e melhorar o seu EVP
para conseguir atrair candidatos de qualidade e assim obter vantagem competitiva sustentada.
en
Attracting young IT talent is one of the biggest challenges organizations face. With the Industry
4.0 emergence, the expansion of the information technology market arose becoming extremely
competitive. It’s becoming increasingly more difficult for companies to find candidates in
response to the change in paradigm as they face a gap in the supply and demand for IT
professionals, making differentiation strategies to attract talented candidates their utmost
priority.
Thus, the theme of Employer Value Proposition (EVP) in the IT area in Portugal proves to be
an interesting object of investigation, namely the identification of the attraction factors of young
people and simultaneously the analysis of the perception of the companies that recruit these
profiles.
The study was conducted in a universe of 303 students and/or employees in the area who
answered a survey about employer´s attractiveness and 8 top IT companies were interviewed.
As an outcome we reached nine value proposals for the IT employer branding. The work-life
balance value was considered the most relevant for both millennials and centennials when
evaluating IT employers. Companies recognize that salaries still play an important role in the
decision-making process along with the work-life balance and challenging and innovative
projects playing a prominent role in attractiveness.
These conclusions allow organizations to develop and improve their EVP in order to attract
high quality candidates and thus respond distinctively to organizational challenges.