Título
Innovative business plan for a brunch restaurant in Toulouse, France
Autor
Peters-Destéract, Léonie Caroline Marie
Resumo
pt
O principal objectivo desta tese de mestrado é investigar se é possível abrir um restaurante
de brunch em Toulouse, França. Por conseguinte, esta tese de mestrado é apresentada sob a forma
de um plano de negócios. A proposta inovadora consiste em introduzir um novo conceito de brunch
concorrente no sector da restauração de Toulouse, em França.
A fim de melhor compreender o ambiente empresarial circundante do projecto, foram
recolhidos e analisados vários dados para desenvolver o projecto. Foram realizadas uma análise do
mercado, uma análise interna do negócio, bem como uma análise da concorrência, a fim de
determinar se o restaurante poderia ser um concorrente legítimo entre os outros restaurantes de
Toulouse. Após a análise dos resultados, foi avançada uma análise estratégica.
Foi efectuada ainda, uma análise financeira para determinar se o caso oferecia uma
viabilidade financeira e económica. Esta análise consistiu num exame de custos e de financiamento
para o seu lançamento, bem como a criação de uma demonstração de resultados, de uma
demonstração de fluxos de caixa e de um balanço, todos baseados numa previsão de vendas em 60
meses. Estas análises financeiras permitiram identificar o ponto de equilíbrio para concluir se o
restaurante poderia ou não ser um investimento rentável.
Por último, após toda a investigação, é possível afirmar que o restaurante é rentável desde o
primeiro ano de actividade. A análise estratégica apontou que o restaurante não só podia competir
com a concorrência, como também vencê-la e, a financeira indicou que a abertura deste restaurante
seria um projecto viável, obtendo lucros a partir do primeiro ano de funcionamento (euros).
en
The main objective of this master thesis is to investigate whether it is achievable to open a
brunch restaurant in Toulouse, France. Therefore, this master thesis is presented in the form of
business plan. The innovative proposal is to introduce a new concept of brunch competing in the
restaurant industry of Toulouse.
In order to better understand the surrounding business environment of the project, several
data were collected and analysed to develop the project. A market analysis and internal business
analysis were conducted along with a competitive analysis to determine whether the restaurant
could be a legitimate competitor among the other restaurants in Toulouse. After reviewing the
results, a strategic analysis and marketing plan were advanced.
Finally, a financial analysis was run to determine whether the affair offered a financial and
economic viability. This consisted of an examination of startup costs and funding, as well as the
creation of an income statement, statement of cash flows, and a balance sheet which were all based
off on a 60 month sales forecast. These financial forms made it possible to perform a break even
analysis that had the final conclusion as to whether or not the restaurant could be a profitable
investment.
Lastly, it possible to say that the restaurant is profitable from the first year of business
operations. While the strategic analysis pointed out the restaurant could not only compete, but beat
the competition, the financial analysis indicated that opening this restaurant would be a viable
project, making profits from the first year of operating .