Título
Inteligência artificial no recrutamento e seleção: amiga ou inimiga?: perceções e atitudes de profissionais de recrutamento e seleção portugueses
Autor
Ferreira, Beatriz da Ponte
Resumo
pt
O mercado de trabalho e o mundo empresarial são espaços que sofrem constantemente
mudanças tecnológicas rápidas e, consequentemente, existe a necessidade de uma adaptação
rápida às mesmas por parte dos diversos departamentos das empresas. Paralelamente a isso,
encontrar o talento certo que se enquadre num contexto organizacional cada vez mais
competitivo e em constante mudança é um desafio cada vez maior. Com o surgimento da
Inteligência Artificial passamos a contar com uma tecnologia capaz de impactar
significativamente na performance das empresas, trazendo consigo uma onda de inovação
galvanizadora da otimização de processos bem como apta a ajudar os recrutadores a encontrar
o talento certo.
No entanto, esta não é ainda uma realidade sentida no contexto português e, sendo assim, tornase pertinente compreender como é que os recrutadores portugueses percecionam esta tecnologia
e se a mesma poderia vir a ser uma ajuda futura se utilizada no recrutamento em Portugal.
Assim, foram realizadas 31 entrevistas a profissionais de recrutamento e seleção,
maioritariamente realizadas por videochamada devido à pandemia por Covid-19.
Os resultados mostram uma perceção positiva por parte dos recrutadores face à Inteligência
Artificial, existindo uma grande vontade de conhecer e aprender mais sobre esta tecnologia.
Existe ainda a perceção de que esta tecnologia é capaz de tornar os processos mais rápidos e
eficazes por auxiliar o recrutador em etapas mais administrativas, permitindo a este
desempenhar funções de maior valor acrescentado. Nesse sentido, os recrutadores defendem o
uso desta tecnologia no recrutamento e seleção, desde que a sua implementação e utilização
seja realizada de forma complementar e integrativa.
en
The labour market and the business world are spaces that constantly undergo rapid
technological changes and, consequently, there is a need for rapid adaptation to these changes
by the various departments of companies. At the same time, finding the right talent that fits into
an increasingly competitive and constantly changing organizational context is an everincreasing challenge. Thus, Artificial Intelligence emerges as a technology capable of
significantly impacting the performance of companies, bringing with it innovative behaviours,
capable of optimizing processes and helping recruiters to find the right talent.
However, this is not yet a reality felt in the Portuguese context and, therefore, it is pertinent to
understand how Portuguese recruiters perceive this technology and whether it could be a future
aid to be used in recruitment in Portugal.
Thus, 31 interviews were conducted with recruitment and selection professionals, mostly by
video call due to the Covid-19 pandemic.
The results show a positive perception on behalf of recruiters towards Artificial Intelligence,
with a strong desire to know and learn more about it. There is also the idea that this technology
can make processes faster and more efficient, by assisting the recruiter in more administrative
stages, hence allowing him to perform functions with greater added value. In this sense,
recruiters defend the use of this technology in recruitment and selection, as long as its
implementation and use are carried out in a complementary and integrative way.