Título
A proposal to improve marketing efectiveness in a business to business model
Autor
Silvino, Pedro Lourenço
Resumo
pt
Um projecto de apresentação de uma proposta de melhoria da eficácia e eficiência de marketing e retorno de investimentos em marketing (ROMI), numa empresa multinacional de embalagens para alimentos líquidos. Iniciando por uma análise da abordagem actual da empresa na maximização e garantia do retorno dos seus investimentos indirectos com os seus clientes da industria alimentar. Procurando respostas às questões que normalmente rodeiam a temática de eficiência e eficácia de investimentos em marketing como: estão os nossos investimentos indirectos com os nossos clientes da indústria alimentar realmente a beneficiar a nossa quota de mercado e o nosso volume de vendas a logo prazo?
O projecto assenta no pressuposto base do quadro conceptual utilizado que a modelação adequada do ROMI contribui significativamente para o aumento deste. A recomendação de melhoria assenta na implementação uma abordagem de modelação proposta pelo Boston Consulting Group (BCG), que dê cobertura à maioria dos investimentos que a companhia faz indirectamente com a indústria alimentar. Os resultados esperados são uma significativa melhoria no ROMI e uma linha no orçamento anual da empresa especialmente para suportar os três elementos fundamentais de uma cultura de marketing effectiveness: medição de desempenho, modelação e simulação, e gestão e monitorização.
Se desempenha funções em marketing e está pressionado para demonstrar a sua contribuição para os resultados no longo prazo, se está preocupado com o impacto publicitário dos seus investimentos, ou se está preocupado em valorizar marcas ou em como atribuir orçamento por categorias de produtos, então este documento merece definitivamente uma leitura.
en
A project presenting a proposal for marketing effectiveness and return on marketing investments (ROMI) improvement in a business to business company that operates in food packaging industry, starting from the analysis of the company’s actual approach to maximize effectiveness. Answers to questions surrounding the effectiveness of marketing investments like: are our investments together with our partners (customers) really benefiting our market shares and derived long term sales volume?
The project’s basic framework assumption is that proper ROMI modelling tends to contribute significantly to increase ROMI. The key recommendation is to implement marketing effectiveness modelling based on the Boston Consulting Group (BCG) approach covering the majority of the company’s marketing investment with their business partners (customers). The expected results will be a significant improved ROMI and a line item in the budget specifically designated to support the three elements of the marketing effectiveness culture: measurement and metrics, modelling and simulation, and management and monitoring.
If you work in marketing in a business to business environment and you are pressurized to demonstrate the contribution of marketing in the long term, worried about your advertising’s effects, want to value your partner’s brands and wondering how to allocate marketing budget across partners and categories, so this document should definitely read on.