Título
Perceção de autoeficácia e comportamento tabágico: efeito direto e efeito indireto através da variável mediadora Intenção de fumar
Autor
Guerreiro, Lena Pauline Costa
Resumo
pt
O consumo de tabaco representa um verdadeiro desafio de saúde pública a nível mundial. É
considerado o principal fator de risco evitável para as doenças não-transmissíveis e para a
morte prematura. A grande maioria dos fumadores inicia o consumo de tabaco durante a
adolescência ou quando são jovens adultos, o que justifica que a prevenção do tabagismo seja
dirigida em especial para este grupo-alvo. O Modelo do Comportamento Planeado (Ajzen,
1985, 1991) constitui uma ferramenta reconhecida para explicar o comportamento tabágico e
para orientar programas preventivos. Tendo em conta a importância de atuar preventivamente
em adolescentes, e com base no Modelo do Comportamento Planeado (Ajzen, 1985, 1991), o
objetivo deste estudo foi analisar o efeito direto entre a perceção de autoeficácia para não
fumar e o comportamento tabágico, e também o efeito indireto entre estas variáveis através da
influência da intenção de fumar como variável mediadora. A amostra foi constituída por 3961
alunos residentes em Portugal, que frequentavam entre o 7º ano e o 12º ano de escolaridade,
pertencentes a 31 escolas de Portugal Continental. Esta amostra é representativa da população
de estudantes do 7º ano ao 12º ano de Portugal Continental. A recolha de dados foi feita
através de um questionário aplicado em sala de aula, que permitiu avaliar a perceção de
autoeficácia para não fumar, a intenção de fumar e o comportamento tabágico dos alunos. Os
resultados sugerem que a perceção de autoeficácia para não fumar tem um efeito direto,
negativo e significativo no comportamento tabágico dos alunos. Sugerem também um efeito
indireto, negativo e significativo entre a perceção de autoeficácia para não fumar e o
comportamento tabágico através da variável mediadora intenção de fumar. Assim, podemos
concluir que estas variáveis devem ser incluídas nos programas preventivos dirigidos aos
jovens que frequentam o 3º ciclo e o secundário.
en
Tobacco use represents a real public health challenge worldwide. It is considered the most
preventable risk factor for non-communicable diseases and premature death. The vast
majority of smokers start smoking during adolescence or when they are young adults, which
justifies the fact that smoking prevention is directed especially towards this target group. The
Planned Behavior Model (Ajzen, 1985, 1991) is a generalized tool to explain smoking
behavior. Considering the importance of acting preventively in adolescents, and based on the
Planned Behavior Model (Ajzen, 1985, 1991), the aim of this study was to analyze the direct
effect between the perception of self-efficacy for not smoking and smoking behavior, and
their indirect effect through the influence of the intention to smoke as a mediating variable.
The sample consisted of 3961 students residing in Portugal, attending between the 7th and
12th grade, belonging to 31 schools in mainland Portugal. This sample is representative of the
population of students from grade 7 to grade 12 in mainland Portugal. Data collection was
done through a questionnaire applied in the classroom, which allowed us to assess the
perception of self-efficacy for not smoking, the intention to smoke and the smoking behavior
of the students. The results suggest that the perception of self-efficacy for not smoking has a
direct and significant effect on the smoking behavior of students. They also suggest an
indirect and significant effect between the perception of self-efficacy for not smoking and
smoking behavior through the mediating variable intention to smoke. Thus, we can conclude
that these variables should be included in preventive programs aimed at young people
attending the 3rd and secondary cycles.