Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Desenvolvimento de uma loja online para comércio de cosméticos exclusivos do canal farmácia

Autor
Pires, Ana Sofia Félix
Resumo
pt
A presente tese de mestrado é um projeto em cooperação com a Farmácia Central do Cartaxo, que opera através de um único canal de venda física direta ao cliente final, e tem como objetivo criar um canal de venda (loja online) alternativo de produtos de beleza e bem-estar, que permita atingir mercados de e-commerce emergentes e com elevada expressão global, alavancando o negócio online através da internacionalização com o consequente aumento do volume de vendas. No caso do sector farmacêutico português, o e-commerce ainda é uma realidade com pouca expressão, pois a rede de farmácias existente tem apenas loja física (maioria) ou tem em alternativa e adicionalmente uma loja online que serve apenas o mercado doméstico e que na essência existe para entregas nas zonas onde a farmácia está estabelecida. A área da cosmética que é a categoria a par dos suplementos alimentares onde o e-commerce já tem algum peso, é sobretudo onde já se estão a perder algumas oportunidades. Foi feita uma revisão de literatura a par de uma contextualização com foco no mercado específico da dermofarmácia em Portugal, China e EUA, que permitiu compreender as especificidades do projeto, bem como retirar conclusões aplicáveis à implementação do mesmo, resultando numa proposta para a criação de uma loja online que visa diversificar as operações como estratégia para aumento do volume de vendas da empresa, oferecendo aos clientes um portfolio de produtos indissociáveis de um serviço de excelência, que acompanhe as tendências internacionais de e-commerce na área da saúde e bem-estar.
en
This Master's thesis is a project in cooperation with the Central Pharmacy of Cartaxo, which operates through a single physical sales channel to the final customer, and which aims to create an alternative sales channel (online store) for beauty and well-being products, which allows it to reach emerging ecommerce markets with high global expression, leveraging the online business through internationalization with the consequent increase in volume of sales. In the case of the Portuguese pharmaceutical sector, e-commerce is still a reality with little expression, since the existing pharmacy network has only a physical store (most) or alternatively and additionally an online store that serves only the domestic market and essence exists for deliveries to areas where the pharmacy is established. The area of cosmetics, which is the category alongside food supplements where e-commerce already has some weight, is mainly where some opportunities are already being lost. A literature review was carried out alongside a contextualization focused on the specific dermopharmacy market in Portugal, China and the USA, which made it possible to understand the specifics of the project, as well as draw conclusions applicable to its implementation, resulting in a proposal for the creation of an online store that aims to diversify operations as a strategy to increase the company's sales volume, offering customers a portfolio of products that is linked to an excellent service, which follows international e-commerce trends in the area of health and well-being.

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
E-commerce
Cosmetics
Cosméticos
Comércio eletrónico -- E-commerce
Produtos de saúde e beleza
Healthcare products

Acesso

Acesso livre

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