Teses e dissertações

Mestrado
Informática e Gestão
Título

A serious game for teaching Java cybersecurity in the industry with an intelligent coach

Autor
Casqueiro, Luís Afonso Maia Rosa
Resumo
pt
A cibersegurança tem vindo a ganhar mais importância nos últimos anos. Hoje em dia, continuamos a ver um aumento no número de vulnerabilidades conhecidas e ataques cibernéticos bem-sucedidos. Vários estudos mostram que uma das causas desses problemas é a falta de consciência dos programadores de software em termos de segurança. Ao não estarem cientes de como escrever código seguro, os programadores podem adicionar vulnerabilidades ao software sem saber. Este estudo foca-se em aumentar a conciencia dos programadores de software de Java, no que toca à segurança cibernética, através de uma abordagem baseada em jogos sérios. O nosso artefacto Java Cybersecurity Challenges, consiste em exercícios de programação que pretendem providenciar aos programadores de software com uma experiência prática sobre vulnerabilidades relacionadas à segurança da linguagem de programação Java. A solução desenvolvida inclui um treinador inteligente que visa ajudar os jogadores a compreender as vulnerabilidades e a resolver os exercícios. Esta pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia Action Design Research. Esta metodologia permitiu-nos chegar a uma solução útil, para o problema encontrado, aplicando uma abordagem de desenvolvimento iterativa. Os nossos resultados mostram que o artefacto desenvolvido é um bom método para responder ao problema definido e foi aceite e incorporado num programa de treino da indústria. Este trabalho contribui para investigadores e praticantes através de uma descrição detalhada sobre a implementação de um processo de análise automática de código, bem como de feedback, para avaliar o nível de segurança dos Java Cybersecurity Challenges.
en
Cybersecurity as been gaining more and more attention over the past years. Nowadays we continue to see a rise in the number of known vulnerabilities and successful cyber-attacks. Several studies show that one of the causes of these problems is the lack of awareness of software developers. If software developers are not aware of how to write secure code they can unknowingly add vulnerabilities to software. This research focuses on raising Java developers cybersecurity awareness by employing a serious game type of approach. Our artifact, the Java Cybersecurity Challenges, consist of programming exercises that intend to give software developers hands-on experience with security related vulnerabilities in the Java programming language. Our designed solution includes an intelligent coach that aims at helping players understand the vulnerabilities and solve the challenges. The present research was conducted using the Action Design Research methodology. This methodology allowed us to reach a useful solution, to the encountered problem, by applying an iterative development approach. Our results show that the developed final artifact is a good method to answer the defined problem and has been accepted and incorporated in an industry training program. This work contributes to researchers and practitioners through a detailed description on the implementation of an automatic code analysis and feedback process to evaluate the security level of the Java Cybersecurity Challenges.

Data

12-jan-2022

Palavras-chave

Training
Java
Indústria
Industry
Treino
Educação -- Education
Cybersecurity awareness
Secure coding
Intelligent coach
Consciencialização de cibersegurança
Código seguro
Treinador inteligente

Acesso

Acesso livre

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