Título
A serious game for raising air pollution awareness in children
Autor
Relvas, Tiago Manuel Barreto
Resumo
pt
A poluição atmosférica tem sido um dos temas mais discutidos no mundo nos últimos anos, o que
está a afetar a atmosfera do nosso planeta e a nossa saúde em geral. Mais de 2.6 mil milhões de pessoas
no mundo sofrem de poluição do ar interior dentro das suas casas, isto diz-nos que são necessários
esforços para aumentar a consciência das pessoas sobre a poluição do ar. A utilização de jogos sérios e
a gamificação de aplicações têm aumentado a perceção das pessoas, mas estes efeitos acabam por ser
de curto prazo. Este trabalho apresenta "Problemas no Ar", um jogo desenvolvido em Unity sobre
poluição atmosférica onde o objetivo do jogador é monitorizar a poluição atmosférica interior e exterior
com sensores dispostos por várias zonas urbanas e aprender as possíveis causas da poluição em cada
zona, tentando promover comportamentos pró-ambientais nas crianças. Este jogo permite que
educadores consigam configurar os problemas que o jogador tem de resolver. Questionários pré- e pós-
jogo sobre a poluição do ar foram elaborados para avaliar a perceção de vinte alunos do ensino básico
antes e depois de jogar o jogo, a pontuação de usabilidade do jogo também foi medida. Os resultados
mostram que o jogo teve efeitos positivos na perceção dos participantes, alguns itens foram
significativos, outros não tão significativos. Em termos de usabilidade do jogo, o valor médio foi de 75
de 100, o que é aceitável.
en
Air pollution has been one of the most discussed topics in the world in the last years, due to its
effects on the atmosphere of our planet and our health overall. Currently, over 2.6 billion people are
exposed to indoor air pollution, which tells us that efforts are needed to raise people’s awareness about
air pollution. The use of serious games and gamification of apps have raised people’s perception, but
these effects end up being short-term. This work presents “Problemas no Ar”, a game developed in Unity
about air pollution where the player’s goal is to control a character tasked to monitor indoor and outdoor
air pollution with sensors in several city zones. While playing, children are expected to learn the possible
causes of pollution in each zone and, this way, the game attempts to promote pro-environmental
behaviours. This game allows educators to configure the problems that the player has to solve. Pre- and
post-surveys about air pollution were elaborated to evaluate perception of twenty students of an
elementary school before and after playing the game. Participants’ gameplay experience was also
evaluated through a usability score. Results show that the game provided some significant positive
effects on participants’ perception. In terms of usability scores, the mean value was 75 out of 100, a
value that is acceptable.