Título
Plano de negócio: Plataforma e-commerce B2C em two-sided-market para serviços não listados
Autor
Azevedo, Pedro Vale Canais de
Resumo
pt
Este plano de negócio inovador consiste no desenvolvimento de um serviço eletrónico que capacite o consumidor geral com uma maior facilidade na marcação de serviços, conhecidos como algo arcaicos e momentâneos, feitos geralmente de uma forma independente e baseados no passa-palavra. Desde canalizadores, eletricistas, mecânicos, babysitters ou até simples empreiteiros, aquando da necessidade dos referidos, verifica-se a inexistência predominante de algo que centralize todos estes serviços e os disponibilize de uma forma fácil e prática ao público em geral.
O presente plano de negócio, ao qual se deu o nome de “Handy”, tem assim o objetivo final de desenvolver uma plataforma única online que esbata todos os obstáculos acima mencionados, aproximando os referidos profissionais e consumidores à distância de um click. Para isto, e querendo-se este plano de negócio viável em todos os sentidos, procedeu-se à revisão de literatura sobre os temas envolventes mais relevantes.
Estruturando estas temáticas, numa ordem lógica, houve logo a necessidade de entender a envolvente inicial que a Handy encontrará, especialmente no panorama atual de startups em Portugal. Após a realização deste estudo, foi importante perceber as limitações e desafios inerentes a uma plataforma que, tal como a Handy se propõe a ser, agregue, diretamente, dois diferentes tipos de agentes no processo de consumo. Por fim, e de modo a complementar os dois anteriores pontos, debruçou-se acerca do estado atual do e-commerce nacional.
Os seguintes capítulos demonstrarão todas as práticas acima enumeradas, sustentando a proposta de valor elevada existente neste plano de negócio.
en
This innovative business plan consists on the development of an electronic service that enables the general consumer with greater ease in booking services, known as somehow archaic and momentary, generally done independently and based on the word of mouth. From plumbers, electricians, mechanics, babysitters to simple contractors, when these are needed, there is a predominant lack of something that centralizes all these services and makes them available in an easy and practical manner to the general public.
The present business plan, which was named “Handy”, has the ultimate goal of developing a unique online platform that overcomes all the aforementioned obstacles, bringing these professionals and consumers together by the distance of one click. In order to develop this and having the need to sustain this business plan as a viable one in all senses, a literature review was carried out on the most relevant surrounding themes.
Structuring these in a logical order, there was soon the need to understand the initial environment that Handy will find, especially on the current panorama of startups in Portugal. After carrying out this study, it was important to understand the limitations and challenges inherent to a platform which, like Handy proposes to be, directly aggregates two different types of agents in the consumption process. Finally, and to complement the two previous points, the literature review focused on the e-commerce’s current state throughout the Portuguese territory.
The following chapters will demonstrate all the practices listed above, supporting the high-value proposition existing in this business plan.