Título
Innovative business plan: Herdade das Laranjeiras: Rural tourism in Algarve
Autor
Inês, Rute Isabel Rocha
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto de trabalho é desenvolver e explorar a viabilidade de
introduzir o conceito de turismo rural à Herdade das Laranjeiras, tentando sempre incutir aos
seus visitantes que o turismo rural é mais do que aquilo que muitos têm como estereotipo deste
tipo de turismo. Localizada no centro do Algarve, Almancil é uma localidade que tem vindo a
ganhar uma distinta reputação e reconhecimento no que toca ao turismo, sendo um destino
muito procurado tanto por visitantes estrangeiros como nacionais.
O presente plano de negócios, tenta explicar a importância do turismo rural e os benefícios que
este pode trazer, não só para a economia local, mas também para os seus visitantes, tentando
retirar a presente ideia de que o Algarve é apenas praia e resorts. A Herdade das Laranjeiras,
vem assim por este meio tentar desenvolver novas oportunidades turísticas na região, também
ligadas à cultura.
Para compreender o mercado em que este projeto se insere, vários estudos foram elaborados
também como recolha de dados e uma vasta pesquisa que acompanha a revisão literária. No
que toca aos estudos, o foco foram análises de mercado, do competidor, estratégicas, a criação
de um marketing mix e de um questionário assim como a análise económico-financeira deste
projeto.
Depois de toda a informação recolhida e dos vários estudos elaborados, os resultados finais da
avaliação económico-financeira mostra que a implementação de turismo rural na Herdade das
Laranjeiras e todo o processo de restauração é viável e tem potencial para o seu futuro.
en
The main objective of this project is to develop and explore the potential of introducing rural
tourism to the Herdade das Laranjeiras, trying to elevate the sense individuals have regarding
rural tourism and take away the old image they associate with it. Being in the heart of Algarve,
Almancil has already gained a great reputation for foreign visitors and of course domestic visitors
as well.
This business plan hopes to explain the importance of rural tourism and the benefits it can bring
to the local economy and its visitors, trying to set the idea that the Algarve is more than just
beach resorts. This enterprise hopes to develop new touristic opportunities for this region, not
only through accommodation but also by giving away new concepts and activities related to
local culture.
To gain knowledge of the surrounding market, many studies were conducted throughout the
development of this business plan along with the data collection and extensive research for the
literature review. A market analysis, competitive analysis, strategy analysis, the creation of a
marketing mix, and a survey, as well as an economic and financial study, were made.
On the final steps of this business plan, with a general analysis of all studies made plus the results
of the economic and financial assessment, it is safe to say that the implementation of rural
tourism on Herdede das Laranjeiras is viable and has the potential to be a successful enterprise,
in the future.