Título
Freguês on-line: plataforma web de recepção, tratamento e gestão das solicitações dos cidadãos
Autor
Martins, Pedro Miguel Ferreira
Resumo
pt
O presente trabalho projecto, intitulado “Freguês On-line: Plataforma Web para
recepção, tratamento e gestão das solicitações dos cidadãos”, visa implementar uma
ferramenta informática que potenciei uma relação mais eficaz entre os fregueses da
freguesia de Odivelas e a Junta de Freguesia, tendo como matéria central as solicitações
dos cidadãos.
Para tal Começamos por fazer uma abordagem teórica em torno da evolução do Estado,
visando a necessidade dos processos de reforma no desenvolvimento dos novos modelos
de gestão pública, para no final do primeiro capitulo aflorarmos o exercício e os direitos de
cidadania.
No segundo capítulo canalizamos a análise para a identificação dos actuais canais
de comunicação existentes na freguesia em apreço, discernindo sobre as suas
disfuncionalidades e as medidas de melhoria conducentes a uma relação mais próxima, mas
acima de tudo mais eficaz com o cidadão para terminar com a apresentação da plataforma
informática que encerra todo o trabalho projecto.
No terceiro capítulo para além da limitação dos campos de intervenção das medidas
propostas, versaremos sobre as dificuldades que se podem esperar na implementação e os
impactos internos e externos que a mesma tratará quer junto dos cidadãos, quer junto dos
serviços, quer junto da classe dirigente, terminando com a apresentação sumária de um
processo de monitorização e avaliação ao processo proposto.
en
This research project, titled "Online Customer: Web Platform for reception, treatment and
management of requests from citizens," aims to implement a software tool that enhances a
more effective relationship between the patrons of the parish of Odivelas and the Parish
Council, having as a matter central to citizens' requests.
We begin to making theoretical developments around the state evolution, order the need of
reform processes in the development of new public management models, to the end of the
first chapter touched upon the exercise of citizenship and rights.
In the second chapter will identify the existing communication channels in the parish,
discerning about their dysfunctions and measures for improvement a closer relationship, and
effectively with citizens to in the end presenting the platform that contains the whole work
project.
In the third chapter beyond to talking about the fields of intervention of the proposed
measures, we will explore the difficulties to be expected in the implementation and internal
and external impacts from the citizens, from the services and from the ruling class, ending
with a summary presentation of the monitoring process and evaluation procedure proposed.