Título
Carnaval de Lisboa: Modelo de negócio em perspetiva ecossistémica
Autor
Vasconcelos, Ana Studart
Resumo
pt
O propósito deste trabalho é a criação de Modelo de Negócio para o Carnaval de Lisboa.
A problemática que dá início ao estudo é a falta de integração entre produtores de diversos
grupos do crescente Carnaval de Lisboa, que faz com que o movimento perca força perante
aos órgãos regulamentadores. Dada a expressividade da comunidade brasileira em Portugal
e a importância do Carnaval como forma de expressão de sua identidade cultural, a pesquisa
tem como objetivo unir os diversos atores sociais envolvidos na organização do evento e criar
ferramentas de gestão com o intuito de fomentar a cultura do carnaval em Lisboa e promover
uma rede de diversos produtores, fornecedores e parceiros. A pesquisa adota metodologia
exploratória, com dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e questionário.
Entre os entrevistados, produtores, entidades culturais e clientes. Utilizou-se análise de
conteúdo das entrevistas, fontes oficiais e revisão de literatura para design de Modelo de
Negócio para o Carnaval de Lisboa. Como resultados, a pesquisa apresenta quatro Canvas:
Business Model Canvas, Canvas da Proposta de Valor, Canvas do Propósito e Canvas do
Ecossistema do Carnaval. As principais conclusões foram: 1) Os grupos já possuem produtos
e serviços que criam uma experiência transversal ao período do Carnaval; 2) Há adesão por
parte do público de Lisboa; 3) A comunicação com o cliente é um ponto a ser desenvolvido;
4) A falta de articulação com entidades regularizadoras acarreta na falta de infraestrutura nos
eventos; 5) A operacionalização do Carnaval pode gerar impactos positivos na economia local
e promover a integração e sensibilização de públicos através da cultura.
en
This research aims to design a Business Model for Lisbon Carnival. The problem that gives
beginning to the study is the need for more integration between the different groups of the
growing Carnival in Lisbon, which makes the movement lose strength before the regulatory
organizations. Given the expressiveness of the Brazilian community in Portugal and the
importance of Carnival as a form of expression of its cultural identity, the research aims to unite
the various social actors involved in the organization of the event and create management
tools to develop the culture of Carnival in Lisbon and create a network connecting producers,
suppliers and partners. The research adopts an exploratory methodology, with data collected
through semi-structured interviews and questionnaires. The interviewees include producers,
cultural partners, and clients. Based on the content analysis of the interviews, on the data
obtained through official sources, and on the literature review, the study developed the
Business Model design for Lisbon Carnival. In conclusion, it presents four Canvas: Business
Model Canvas, Value Proposition Canvas, Organizational Purpose Canvas and Ecosystem
Canvas of Lisbon Carnival. The main conclusions were:1) The groups already have products
and services that create an experience beyond the Carnival period; 2) There is adhesion by the
public; 3) Communication with the client is a point to be developed; 4) The lack of articulation
with regulatory bodies leads to a lack of infrastructure at event; 5)The operationalization of
Carnival can generate positive impacts on the local economy and promote the integration and
awareness of audiences through culture.