Título
A análise financeira da expansão da microempresa TIMOFER para a grande Lisboa
Autor
Dias, Ricardo Filipe Pereira
Resumo
pt
A presente dissertação, apresentada sob a forma de plano de negócios, visa elaborar a análise da viabilidade da expansão de uma empresa para a Grande Lisboa. Atualmente sediada em Ourém e com mais de vinte anos no mercado, a Timofer é a microempresa em estudo cuja atividade se centra na comercialização de ferragens para móveis e construção.
A atual conjuntura económica não tem facilitado a generalidade dos sectores de atividade, sendo que o sector da construção tem sido um dos mais afetados nos últimos anos. Todavia, os principais indicadores económicos revelam que a economia portuguesa se encontra num ponto de viragem, verificando-se melhorias de forma gradual. Tal situação constitui, assim, o cenário e a altura ideal para o crescimento da empresa que visa aumentar a sua quota de mercado.
A fim de alcançar o principal objetivo desta dissertação, procede-se à realização da análise interna da empresa, externa e competitiva do mercado. Como fonte secundária para a realização desta mesma dissertação foi utilizada a revisão de literatura, baseada em diferentes abordagens e ferramentas de gestão que, durante décadas, têm sido desenvolvidas por diferentes autores. A caracterização do setor, a escolha do novo local físico e o estabelecimento dos componentes do marketing mix são ainda assuntos abordados na presente dissertação.
Face a todos os desenvolvimentos analisados e à avaliação financeira do projeto realizada em diferentes cenários nos cinco anos de exploração, podemos concluir que existe viabilidade na expansão da Timofer para a Grande Lisboa.
en
The present thesis introduced as a business plan aims to analyse the viability of a company expansion to Lisbon. Timofer, currently located in Ourém, with more than 20 years in the market, is a micro company on study whose activity is related with ironware commerce for furniture and construction. The current economic situation has not eased the activity sectors in general and consequently the construction sector has been clearly the most affected one. Nevertheless, the main economic indicators have shown that the Portuguese economy is entering a turning point, being quite evident a gradual improvement. This situation provides the perfect scenery and time for the companies growth that aim to increase the market shares. In order to achieve the main objective of this thesis, we will proceed to the internal analysis of a company as well as the external and competitive analysis of the market. The approaches will be based on the literature review and their writers who throughout the years have made available several perspectives and useful tools for the entrepreneurial world .The sector description, the choice of the new physical location and the establishment of the mix marketing components will still be issues to discuss about. Against all analysed developments and financial evaluation of the project carried out in different scenarios in the five years of operation, we can conclude that there is viability in the expansion of Timofer to Lisbon.