Título
Management accounting in hospitality: Case study in a Lisbon 5-star hotel
Autor
Paulino, Gonçalo António Lourenço
Resumo
pt
Nos últimos anos, o turismo posicionou-se como uma das indústrias com a maior taxa de crescimento,
existindo necessidade constante de diversificação, melhoria contínua e foco na performance. A
pandemia Covid-19 veio exacerbar a importância de um modelo de gestão hoteleira focado na
otimização de custos, nunca descorando do papel do capital humano.
Com efeito, manter a satisfação dos hóspedes torna-se cada vez mais exigente dada a competitividade
existente no mercado. Os hotéis lutam diariamente para se tornarem mais eficientes e rentáveis
através de uma afetação inteligente dos seus recursos.
Em geral, os gestores hoteleiros cada vez mais têm apetência para utilizar informação contabilística de
forma precisa para planeamento, controlo e tomada de decisões. Isto faz com que recorram a
informação financeira associada a ferramentas de apoio à gestão para que toda a organização se possa
focar na melhoria do desempenho.
Este estudo centra-se primeiramente na caracterização do modelo de controlo de gestão existente no
Corpo Santo Lisbon Historical Hotel. À luz das recomendações da literatura, foi proposta a atualização
do modelo focado na implementação de um balanced ccorecard com recurso a indicadores de
performance (KPIs).
Este estudo permite compreender como a contabilidade de gestão pode servir diariamente as
necessidades na tomada de decisão de um hotel.
A contabilidade de gestão faz uso extensivo de técnicas de medição de desempenho para apoiar
operações e decisões estratégicas. Por conseguinte, é recomendável que este instrumento seja
incorporado na gestão contínua dos hotéis portugueses de forma a promover a sua competitividade e
eficiência.
en
In recent years, tourism has positioned as one of the industries with the highest growth rate, with a
constant need for diversification, continuous improvement and focus on performance. The covid-19
pandemic has amplified the importance of a hotel management model focused on cost optimisation,
never neglecting the role of human capital.
In fact, maintaining guest satisfaction becomes more and more demanding given the existing
competitiveness in the market. Hotels strive daily to become more efficient and profitable through an
intelligent allocation of their resources.
In general, hotel managers are increasingly keen to use accounting information accurately for planning,
control, and decision-making. This makes them to use financial information associated with
management support tools to the whole organisation can focus on improving performance.
This study focuses primarily on the characterisation of the management control model in place at
Corpo Santo Lisbon Historical Hotel. Based on the literature recommendations, it was proposed to
update the model focused on the implementation of a balanced scorecard using performance
indicators (KPIs).
This study allows understanding how management accounting can serve the daily decision-making
needs of a hotel.
Management accounting makes extensive use of performance measurement techniques to support
operations and strategic decisions. Therefore, it is recommended that this tool be incorporated in the
continuous management of Portuguese hotels to promote their competitiveness and efficiency.