Título
Práticas de contabilidade de gestão e satisfação de clientes em hotéis de 3, 4 e 5 estrelas em Portugal
Autor
Silva, Miguel Sampaio
Resumo
pt
Nos últimos anos, o turismo alcançou grande destaque em Portugal, assim, é vital que
se torne uma indústria mais competitiva, num mercado dinâmico. Pretende-se então, contribuir
para o conhecimento desta realidade, através de nove objetivos definidos que analisam: a
utilização do Uniform System of Accounts for the Lodging Industry (USALI); os métodos de
avaliação de desempenho (MAD) utilizados; a satisfação dos clientes; a associação entre
características dos hotéis e satisfação dos clientes; a associação entre características do
responsável financeiro e satisfação dos clientes; a associação entre práticas de contabilidade de
gestão e satisfação dos clientes; a associação entre práticas de contabilidade de gestão e
características do responsável; a associação entre características do responsável e características
dos hotéis e a associação entre práticas de contabilidade de gestão e características dos hotéis.
Sendo assim, procedeu-se a uma investigação positivista e como tal, foram realizados inquéritos
aos responsáveis financeiros de 951 hotéis nacionais (3, 4 e 5 estrelas), que foram enviados por
e-mail e as avaliações dos clientes, foram recolhidas do TripAdvisor. Através dos dados
analisados conclui-se que existe: uma taxa inferior de utilização do USALI face a estudos
recentes; uma associação entre o MAD utilizado e: satisfação do responsável com esse MAD,
implementação do USALI, número de estrelas e integração em grupos; associação entre número
de estrelas e satisfação dos clientes; associação entre características do responsável e: satisfação
de clientes, implementação do USALI, MAD utilizado e características hoteleiras; uma
associação entre utilização do USALI e integração em grupos.
en
In the last years, tourism has achieve great emphasis in Portugal, so is vital that became
more and more competitive, in a very dynamic market. Then, the aim is to contribute to the
knowledge of this reality with nine defined objectives that analyze: the use of Uniform System
of Accounts for the Lodging Industry (USALI); the performance evaluation methods (MAD)
used by hotels; the customer satisfaction; the association between the hotels’ characteristics and
customers satisfaction; the association between the financial responsible characteristics and
customers satisfaction; the association between the management accounting practices and
customer satisfaction; the association between the management accounting practices and
financial responsible characteristics; the association between the financial responsible
characteristics and hotels characteristics; and the association between the management
accounting practices and hotels’ characteristics. To achieve these objectives, the study method
chosen was the positivist research so surveys were conducted to the financial officers of the 3,
4 and 5 stars hotels in Portugal, which were sent by email and to analyze customer satisfaction,
the reviews were collected from TripAdvisor. Through the data analyzed, is concluded that
there is: a lower rate of USALI utilization, compared to recent studies; an association between
MAD used and: responsible satisfaction with this MAD, implementation of USALI, star
numbers and integration into groups; association between star number and customer
satisfaction; association between responsible characteristics and: customer satisfaction, USALI
implementation, MAD used and hotel characteristics; an association between USALI utilization
and integration into groups.