Título
Gamificação como potencializador do sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing
Autor
Ribeiro, Danielson Nataniel de Pina
Resumo
pt
Ao longo dos últimos anos, o mercado de trabalho tem vindo a ganhar uma forte
dinâmica, caraterizada essencialmente, pela intensificação da competitividade cada vez
mais agressiva do meio envolvente e pelo forte avanço tecnológico. As mudanças
verificadas exigem maiores esforços por parte das organizações para atrair, envolver e
reter o seu valor maior: as pessoas. Por outro lado, as pessoas têm vindo a evidenciar uma
progressiva valorização dos momentos de lazer e entretenimento, sendo que grande parte
destes momentos é dedicado a jogos. A combinação do interesse das pessoas pelos jogos
com as necessidades das organizações, levou ao surgimento de um novo conceito,
amplamente explorado na literatura atual, que é o da gamificação e o seu impacto no
engagement, envolvimento e motivação das pessoas. Esta temática leva-nos a questionar
se a gamificação pode aumentar o sentimento de pertencimento dos consultores de TI
alocados em regime de outsourcing. Para responder a esta questão utilizamos uma
metodologia de investigação mista, com recurso a um questionário e a uma ferramenta de
análise semântica (Leximancer) para tratar e analisar as respostas e assim identificar, num
mapa conceptual, os fatores mais relevantes da investigação (gamificação, pessoas,
proximidade e atividade). Estes resultados são também importantes para o uso das
potencialidades da gamificação, no reforço do sentimento de pertencimento
organizacional e engagement dos consultores de TI no outsourcing ou outros modelos de
negócio.
en
Over the last few years, the labor market has been gaining a strong dynamic, essentially
characterized by the intensification of competitiveness, which is increasingly aggressive,
in the environment and by strong technological advancement. The changes that have
taken place demand greater efforts from organizations to attract, involve, and retain their
greatest value: people. On the other hand, people are increasingly valuing leisure and
entertainment, and a large part of these moments are dedicated to games.
The combination of people's interest in games with the needs of organizations has led
to the emergence of a new concept, currently widely explored in the literature, which is
gamification and its impact on people's engagement, involvement and motivation. This
theme leads us to ask whether gamification can increase the sense of belonging of
outsourced IT consultants? To answer this question, we used a mixed research
methodology, using a questionnaire and a semantic analysis tool (Leximancer) to process
and analyze the answers and thus identify and contribute in a conceptual map the most
relevant factors of the research (gamification, people, proximity and activity).
These results are also important for using the potential of gamification to strengthen
organizational sentiment and engagement in outsourcing or other business Models.