Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Investigating the factors of brand loyalty in e-commerce through brand engagement and brand switching behavior

Autor
Have, Renske Marije Ten
Resumo
pt
Este estudo examina como as características dos clientes afetam a fidelidade à marca na indústria de Bens de Rápido Consumo (FMCG) em um contexto de comércio eletrônico. Com o aumento notável das compras online em diversos canais, a pesquisa sobre a lealdade do consumidor frequentemente fica defasada em relação às mudanças no comportamento. Integrando a escala de Envolvimento da Marca pelo Consumidor (CBE) de Hollebeek com o modelo Push-Pull-Mooring (PPM) de Liao relacionado ao comportamento de Troca de Marcas (BSB), este estudo examina a relação entre as características dos clientes (idade, gênero, educação, renda, tipo de residência e nacionalidade) e a fidelidade do consumidor. Foram coletadas 230 respostas válidas por meio de um questionário online. Os resultados indicam que os consumidores tendem a se envolver emocionalmente com as marcas em vez de apenas cognitivamente. Fatores como idade, renda e tipo de residência influenciam o comportamento do consumidor e, por consequência, a fidelidade à marca. No entanto, é importante ressaltar que não foi encontrada uma correlação significativa entre as pontuações da escala CBE e BSB, sugerindo que, mesmo com alto envolvimento emocional, os consumidores ainda podem estar dispostos a mudar de marca. Esse estudo contribui para a compreensão da lealdade do consumidor no ambiente de e-commerce na indústria FMCG, destacando a importância das conexões emocionais para promover a fidelização. Além disso, enfatiza a necessidade de investigar mais profundamente o comportamento dos consumidores em um cenário de compras omnicanal em constante evolução.
en
This study examines the influence of customer characteristics on brand loyalty within the Fast-Moving-Consumer-Goods (FMCG) industry's online environment. As omnichannel shopping gains prominence, online brand loyalty research lags, neglecting the impact of this shift on consumer behavior. Previous studies vary in their brand loyalty measurement approaches, some emphasizing repeat purchases, while others assess cognitive, affective, and behavioral aspects. To address this, this study combines Hollebeek's Customer Brand Engagement (CBE) scale and Liao's Push-Pull-Mooring (PPM) model of brand switching behavior (BSB). The relationship between customer attributes (age, gender, education, income, residence type, nationality) and brand loyalty using the CBE and BSB scales is examined. Gathering 230 valid responses through an online questionnaire, the study reveals that consumers engage more emotionally and actively with brands rather than cognitively. Findings indicate that factors such as youth, income, and the type of residence influence brand engagement and subsequently, brand loyalty. Contradicting to previous research, no significant relation between the CBE and BSB scores are found, implying a disconnect between brand engagement and brand switching behavior. Despite engagement, consumers still exhibit brand switching tendencies. This study contributes to understanding online brand loyalty in the FMCG industry, underscoring the importance of emotional connections and engagement in fostering loyalty. It also calls for further exploration of evolving consumer behavior in the omnichannel shopping landscape.

Data

19-dez-2023

Palavras-chave

FMCG
Ecommerce
Omnichannel
Omnicanal
Consumer Brand Engagement
Bens de consumo rápido
Fidelidade à Marca -- Brand loyalty
Brand switching behavior
Engajamento da marca do consumidor
Comportamento de mudança de marca

Acesso

Acesso livre

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