Título
Plano de negócios: Marketplace de saúde, HealthBigger
Autor
Duarte, João Eurico Pereira de Brito Alcaide
Resumo
pt
O impacto que a Covid-19 trouxe ao nosso quotidiano, traduziu-se numa série de adaptações em todos
nós. O setor empresarial, com um clima habitualmente caracterizado por ações e reações constantes,
não foi estanque a estas adaptações. Considerando a atual situação do setor da saúde, foi elaborado
um plano de negócios, com o objetivo de constatar a viabilidade financeira de um Marketplace. Este
plano agrega clínicas de saúde, gabinetes médicos, profissionais liberais da saúde de vários tipos e
especialidades. Que permitam o agendamento dos seus serviços, criação de uma ficha de cliente,
visualização de ratings, e ainda a partilha de opiniões acerca dos prestadores presentes neste portal.
Pretende-se assegurar a competitividade de visibilidade online relativamente aos grupos da área da
saúde que já tenham as suas próprias vias de comunicação estabelecidas. Respondendo sempre às
necessidades dos clientes, oferecendo-lhes a prestação de cuidados de saúde de uma forma mais
direcionada e personalizada. Esta empresa, além de estar direcionada para o cliente dos cuidados de
saúde, tem também como clientes os prestadores dos cuidados de saúde e parcerias com seguradoras.
Esta oportunidade de negócio surge através do desenvolvimento da digitalização e do crescente
hábito das compras online, que a Covid-19 veio ajudar ainda mais a impulsionar. O e-commerce na
saúde tem vindo a acompanhar esta evolução. Esta conjuntura atual veio criar oportunidades para as
empresas na área da saúde que consigam acompanhar esta evolução, bem como a desafiar as que não
se conseguem adaptar. Desta forma, surge a importância de desenvolver um portal na área da saúde.
A área de atuação é num nicho de mercado, fora dos grandes grupos económicos de saúde.
Através da análise de resultados, destaca-se uma forte tendência e um aumento crescente na
utilização da internet como recurso na área da saúde, nomeadamente, através de agendamentos de
prestações de serviços de saúde, pesquisa de patologias, entre outras. Verificou-se, ainda, que os
prestadores de saúde utilizam meios informáticos no seu dia a dia e estão dispostos a utilizar cada vez
mais.
Este formato de negócios tem como objetivo gerar valor através da prestação de serviços,
cobrando uma taxa de 4% ao prestador final dos serviços de saúde, tendo por base o valor
transacionado.
A análise financeira, foi realizada tendo em conta um cenário conservador tendo como objetivo
alcançar uma taxa de mercado da saúde privada das pequenas e médias empresas de 0,5%.
Considerando um aumento acumulado e contínuo de 5% ao ano.
De forma a iniciar o projeto contemplou-se o financiamento bancário de 700 mil euros, com um
período de carência de 6 meses a uma taxa de 4% de juro fixo amortizado ao longo de 7 anos.
Foi possível verificar que há viabilidade, uma vez que o VAL acumulado de 1,2 milhões de euros,
uma TIR de 102% e um Payback ao final de 2,6 anos.
O principal risco inerente ao projeto será o de não se conseguir agregar os parceiros, bem como a
potencial oportunidade de cópia ao surgiram novos projetos idênticos. O projeto desenvolve-se com
seis meses de antecedência, de forma a lançar o produto já totalmente maturado.
en
The impact that Covid-19 has brought to our daily lives has resulted in a series of adaptations for all of
us. The business sector, characterized by constant actions and reactions, was not immune to these
changes. Considering the current situation in the healthcare sector, a business plan has been
developed with the aim of assessing the financial feasibility of a marketplace. This plan brings together
healthcare clinics, medical offices, and various types of healthcare professionals with different
specialties. It enables them to schedule their services, create a customer profile, view ratings, and
share opinions about the providers on this platform. The objective is to ensure online visibility and
competitiveness compared to healthcare groups that already have their established communication
channels. Always responding to the needs of customers, it aims to offer healthcare services in a more
targeted and personalized manner. In addition to targeting healthcare recipients, this company also
serves healthcare providers and has partnerships with insurance companies.
This business opportunity arises from the development of digitization and the growing trend of
online shopping, which has been further accelerated by Covid-19. E-commerce in the healthcare
industry has been keeping pace with this evolution. The current situation has created opportunities
for companies in the healthcare sector that can adapt to this trend, while challenging those that
cannot. Therefore, the development of a healthcare portal becomes important. The target market
niche is outside the major healthcare conglomerates.
Through the analysis of results, a strong trend and a growing increase in the use of the internet as
a resource in the health area is highlighted, namely, through scheduling of health services, research of
pathologies, among others. It was also found that health providers use computer means in their daily
lives and are willing to use more and more.
The objective of this business model is to generate value through service provision. A fee of 4% is
charged to the final healthcare service provider based on the transaction value.
The financial analysis was conducted considering a conservative scenario, assuming a market rate
of 0.5% for private healthcare services among small and medium-sized enterprises, with an annual
cumulative and continuous increase of 5%. To initiate the project, a bank financing of €700,000 was
considered, with a 6-month grace period and a fixed interest rate of 4% amortized over 7 years.
It has been verified that the project is viable, as evidenced by the accumulated NPV of €1.2 million,
an IRR of 102%, and a payback period of 2.6 years.
The main inherent risk of the project lies in the potential challenge of aggregating partners and
the possibility of new similar projects emerging. The project is being developed with a six-month lead
time to ensure a fully matured product launch.