Título
As redes sociais online: a perspetiva do potencial candidato
Autor
Paiva, Carolina Maria Ferreira Martins de
Resumo
pt
Ao longo dos últimos anos tem-se vindo a assistir a um crescimento da utilização das redes sociais online pelos indivíduos. Esse crescimento também se verifica por parte das organizações, mais propriamente no processo de recrutamento e seleção, na área de gestão de recursos humanos. Estas redes tornaram-se num elo de ligação entre candidatos e organizações, onde se constroem relações com benefícios para ambos.
O presente trabalho focou-se sobre a utilização das redes sociais online por parte dos potenciais candidatos a emprego. A escolha deste segmento deve-se sobretudo à grande adesão por parte dos indivíduos, assim como pelas organizações que tanto procuram e analisam informação sobre os seus potenciais candidatos, como partilham oportunidades nas redes.
Assim sendo, torna-se pertinente investigar os hábitos, atitudes e comportamentos, assim como os fins para quais os potenciais candidatos utilizam as redes sociais online. A literatura sobre esta temática revelou-se escassa, permitindo explorar território por desbravar.
Neste sentido, através do desenvolvimento e aplicação de um modelo de análise, testar um conjunto de variáveis, resultantes da revisão da literatura, que potencialmente seriam os fins para os quais os usuários utilizam as redes sociais online. Elaborou-se um questionário, posteriormente submetido à população em estudo, tendo-se registado 590 respostas válidas. Os resultados obtidos foram estimados de acordo com o Modelo de Equações Estruturais (PLS).
Para além disso, o presente trabalho chama a atenção para o fenómeno “rede social”, por um lado deixa-nos vislumbrar o seu potencial, e por outro lado, alerta para as obscuridades da sua utilização.
en
Over the past few years a growth in the use of online social networks by individuals has been observed. Human resources expertise units, such as, recruitment & selection widely promote the use of these networks, converting networks into a connecting link between candidates and themselves, and building up relationships beneficial to both parties.
This study focused on the use of online social networks by potential job candidates. The choice of this segment derives from the large number of online social network users, including organizations that seek and analyze information about their potential candidates, as share opportunities on these networks.
In this context, it is interesting to investigate habits, attitudes and behaviors as well as the purposes for which potential candidates use online social networks. The literature on online social networks proved to be scarce, allowing us to explore unknown territory.
In this sense, through the development and application of an analytical model, we sought to test a set of variables that resulted from the literature review, which potentially could be the purposes for which individuals use online social networks. We developed a questionnaire, which was subsequently submitted to the study population, and recorded 590 valid responses. The results were estimated in accordance with the Structural Equation Model (PLS).
In addition, this study draws attention to the "social network" phenomenon. On one hand, it provides a glimpse on the potential of social networks and, on the other hand, warns us about the dangers of using it.