Título
Estudo de caso exploratório: Comunicação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, em aproximar a comunidade e a cultura
Autor
Jardim, Anita Angélica Ferreira
Resumo
pt
Explorando a complexidade da cultura como um conceito multifacetado, influenciado pela
história, com diversas dimensões. Destaca a importância das atividades culturais na sociedade,
dado ao seu valor econômico, cultural e político. O tema desta pesquisa é concentrado no estudo
exploratório da comunicação da CMCL, em aproximar a comunidade e a cultura. O objetivo geral
é compreender a CMCL em relação às suas estratégias de comunicação para aproximar a
população local à cultura e promover as atividades culturais dentro da comunidade. No que diz
respeito aos objetivos específicos, são delineados três: 1) caracterizar a CMCL e a sua oferta
cultural; 2) Identificar as estratégias implementadas pela autarquia para satisfazer o objetivo de
promover a cultura na região; e identificar as estratégias e meios de comunicação/divulgação
utilizados pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos para o mesmo fim; 3) Conhecer as
necessidades da comunidade local no que diz respeito às atividades culturais em Câmara de
Lobos. Tendo em consideração o objetivo do presente estudo, para o enquadramento
metodológico foi estabelecido o método de pesquisa qualitativo e quantitativo através do estudo
de caso descritivo e exploratório, com a aplicação de inquéritos e triangulação de dados.
Globalmente foi compreendido que a CMCL busca dispor de ferramentas que visam orientar a
promoção cultural e aproximar a sociedade da cultura local de maneira ativa.
en
Exploring the complexity of culture as a multifaceted concept, influenced by history and with
diverse dimensions. This thesis highlights the importance of cultural events in society, due to their
economic, cultural, and political value. The theme of this research focuses on the exploratory
study of the communication of the Câmara de Lobos City Council, in bringing the community
and culture closer together. The general objective is to understand the communication strategies
used by the Câmara de Lobos City Council to bring the local population closer to culture and
promote cultural activities within the community. With regard to the specific objectives, which
are: 1) to characterize the Câmara de Lobos City Council and the cultural offer; 2) to identify the
strategies implemented by the municipality to meet the objective of promoting culture in the
region; and identify the strategies and means of communication/ dissemination used by the
Câmara de Lobos City Council for the same goal; 3) to know the needs of the local community
with regard to cultural activities in Câmara de Lobos. Taking into account the objective of the
present study, for the methodological framework the qualitative and quantitative research method
was established through the descriptive and exploratory case study, application of surveys and
data triangulation. Overall, it was understood that the CMCL seeks to have tools that aim to guide
cultural promotion and bring society closer to local culture in an active way.