Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

Estudo de caso exploratório: Comunicação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, em aproximar a comunidade e a cultura

Autor
Jardim, Anita Angélica Ferreira
Resumo
pt
Explorando a complexidade da cultura como um conceito multifacetado, influenciado pela história, com diversas dimensões. Destaca a importância das atividades culturais na sociedade, dado ao seu valor econômico, cultural e político. O tema desta pesquisa é concentrado no estudo exploratório da comunicação da CMCL, em aproximar a comunidade e a cultura. O objetivo geral é compreender a CMCL em relação às suas estratégias de comunicação para aproximar a população local à cultura e promover as atividades culturais dentro da comunidade. No que diz respeito aos objetivos específicos, são delineados três: 1) caracterizar a CMCL e a sua oferta cultural; 2) Identificar as estratégias implementadas pela autarquia para satisfazer o objetivo de promover a cultura na região; e identificar as estratégias e meios de comunicação/divulgação utilizados pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos para o mesmo fim; 3) Conhecer as necessidades da comunidade local no que diz respeito às atividades culturais em Câmara de Lobos. Tendo em consideração o objetivo do presente estudo, para o enquadramento metodológico foi estabelecido o método de pesquisa qualitativo e quantitativo através do estudo de caso descritivo e exploratório, com a aplicação de inquéritos e triangulação de dados. Globalmente foi compreendido que a CMCL busca dispor de ferramentas que visam orientar a promoção cultural e aproximar a sociedade da cultura local de maneira ativa.
en
Exploring the complexity of culture as a multifaceted concept, influenced by history and with diverse dimensions. This thesis highlights the importance of cultural events in society, due to their economic, cultural, and political value. The theme of this research focuses on the exploratory study of the communication of the Câmara de Lobos City Council, in bringing the community and culture closer together. The general objective is to understand the communication strategies used by the Câmara de Lobos City Council to bring the local population closer to culture and promote cultural activities within the community. With regard to the specific objectives, which are: 1) to characterize the Câmara de Lobos City Council and the cultural offer; 2) to identify the strategies implemented by the municipality to meet the objective of promoting culture in the region; and identify the strategies and means of communication/ dissemination used by the Câmara de Lobos City Council for the same goal; 3) to know the needs of the local community with regard to cultural activities in Câmara de Lobos. Taking into account the objective of the present study, for the methodological framework the qualitative and quantitative research method was established through the descriptive and exploratory case study, application of surveys and data triangulation. Overall, it was understood that the CMCL seeks to have tools that aim to guide cultural promotion and bring society closer to local culture in an active way.

Data

12-mar-2024

Palavras-chave

Interesse público
Marketing Público
Public communication
Public Marketing
Marketing das cidades
Cultura -- Culture
Comunicação -- Communication
Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Câmara de Lobos City Council
Marketing city

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo