Título
Narrativas da História em manuais escolares de História de Moçambique
Autor
Streit, Isléia Rossler
Resumo
pt
Investigar na área da educação é contribuir para a análise das realidades sociais em
diferentes lugares. A interdisciplinaridade dos estudos africanos contribui para que
investigações na área da educação consigam ampliar, a partir de um estudo de caso,
a percepção de realidades sociais e educacionais, em diversos contextos. A
investigação aqui realizada está associada aos estudos africanos em dois pontos
principais: realizamos o estudo das narrativas dos manuais escolares do ensino
secundário de Moçambique e ao mesmo tempo em outro ponto identificamos as
Teorias da História presentes nestas narrativas. Portanto, nosso objetivo foi de
identificar o tipo de História que está presente nos manuais escolares moçambicanos
oferecidos aos estudantes do ensino secundário daquele país à luz das teorias que
se fazem presentes na História. Para o efeito, foram analisados os manuais escolares
de História da 8ª a 12ª classe do Ensino Secundário Geral por serem estes a
apresentarem o conteúdo de História previsto nos Programas de ensino de História
previstos pelo Sistema Nacional de Ensino de Moçambique. A temática de
investigação se insere na problemática da necessidade da investigação sobre
manuais escolares de um modo geral e contínuo, visto que tais instrumentos
constituem a base principal de leitura histórica de grande parte dos estudantes
secundaristas nas mais diferentes realidades educacionais. Em especial no caso aqui
investigado, o Sistema Nacional de Moçambique é relativamente jovem e carente de
análises deste teor. A análise efetuada demonstra, em grande parte dos manuais
escolares moçambicanos, a presença de narrativas com influência do pensamento
teórico africano, em acréscimo ou substituição do pensamento tradicional de vertente
teórica europeia ou de outros centros. Contudo, o uso dos manuais não está
generalizado e são explorados apenas em parte porque as aulas são leccionadas com
base em apontamentos criados pelos professores e que obedecem a orientações
epistemológicas tradicionais.
en
Research in the field of education means contributing to the analysis of social realities
in different places. The interdisciplinary nature of African studies means that research
in the field of education can broaden the perception of social and educational realities
in different contexts through a case study. The research carried out here is associated
with African studies at two main points: we studied the narratives in Mozambique's
secondary school textbooks and, at the same time, we identified the theories of history
present in these narratives. Therefore, our aim was to identify the type of History that
is present in the Mozambican textbooks offered to secondary school students in that
country in the light of the theories that are present in History. To this end, we analyzed
the History textbooks from the 8th to the 12th year of General Secondary Education,
as these present the History content provided for in the History teaching programs set
out by the Mozambican National Education System. The subject of this research is
part of the problem of the need for research into textbooks in general and on an
ongoing basis, given that these instruments are the main basis for the historical
reading of a large number of secondary school students in the most diverse
educational realities. Particularly in the case investigated here, Mozambique's National
System is relatively young and lacks analysis of this kind. The analysis carried out
shows that a large number of Mozambican textbooks contain narratives influenced by
African theoretical thought, in addition to or instead of traditional European theoretical
thought or thought from other centers. However, the use of textbooks is not widespread
and they are only partly exploited because lessons are taught on the basis of notes
created by teachers and which follow traditional epistemological guidelines.