Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Impacto do TikTok no marketing digital: Análise da utilização do short video marketing como estratégia de promoção

Autor
Reis, Margarida Militão dos
Resumo
pt
A sociedade consome conteúdo digital diariamente; os canais de marketing tradicional estão a dissipar-se dando espaço ao mercado digital para se sobrepor. As plataformas digitais permitem que, empresas e organizações, atinjam um público mais segmentado, num tempo mais reduzido, e por um custo menor – uma das plataformas digitais que oferece um ambiente influente para que isto aconteça, é o TikTok. Com a rápida ascensão do mesmo como uma plataforma dominante, não só, mas especialmente entre os segmentos mais jovens da população, compreender a sua influência tendo em conta as estratégias de marketing digital, tornou-se crucial para qualquer negócio que tenha como objetivo manter-se competitivo no contexto digital. Através da revisão da literatura, juntamente com a componente empírica da presente dissertação, investigaram-se as inúmeras formas pelas quais o TikTok tem remodelado os paradigmas tradicionais do marketing digital e das estratégias que, através deste, se empregam. Ao averiguar o formato e as características únicas da plataforma, os mecanismos algorítmicos e seu papel na facilitação do short video marketing, o TikTok tem demonstrado ser vital para o desenvolvimento e evolução de negócios. Por conseguinte, ao longo de toda a investigação, quis-se compreender como é que esses negócios, essencialmente, os pequenos negócios, têm aproveitado o TikTok para aumentar a visibilidade das suas marcas, interagir com o consumidor e, em última instância, impulsionar as suas vendas. Como dita a questão de investigação, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar de que forma é que o Short Video Marketing, no contexto da plataforma TikTok, está a ser utilizado por pequenos negócios em Portugal. Ao longo da revisão da literatura, vemos emergir quatro conceitos que se demonstraram essenciais para a realização desta investigação: Marketing Digital, TikTok, Short Video Marketing e Pequenos Negócios. Foi através da exploração destes, que se conseguiu formular uma representação daquilo que se queria elaborar para a componente empírica da dissertação. Desta forma, realizaram-se seis entrevistas semiestruturadas a representantes de pequenos negócios que exercessem no TikTok, visando a análise das suas experiências, perspetivas e opiniões tendo em conta a utilização da plataforma como parte das suas estratégias de marketing. Considerando a investigação e análise, tanto da revisão da literatura, como dos resultados obtidos das entrevistas, torna-se inequívoco que o alcance orgânico, o formato short video, as funcionalidades práticas, e o design direto e focado do TikTok, fazem com que esta plataforma se torne numa nova e influente base para pequenos negócios usufruírem e promoverem os seus produtos e serviços.
en
Society consumes digital content on a daily basis; traditional marketing channels are dissipating, leaving room for the digital market to take over. Digital platforms allow companies and organisations to reach a more targeted audience in a shorter time and at a lower cost - one of the digital platforms that offers an influential environment for this to happen is TikTok. With its rapid rise as a dominant platform, not only, but especially among the younger segments of the population, understanding its influence in terms of digital marketing strategies has become crucial for any business that aims to remain competitive in the digital context. Through the literature review, in conjunction with the empirical component of this dissertation, we investigated the numerous ways in which TikTok has remodelled the traditional paradigms of digital marketing and the strategies that are employed through it. By investigating the platform's unique format and characteristics, algorithmic mechanisms and its role in facilitating short video marketing, TikTok has proven to be vital to the development and evolution of businesses. Therefore, throughout the research, the goal was to understand how these businesses, essentially small businesses, have taken advantage of TikTok to increase the visibility of their brands, interact with consumers and, ultimately, boost their sales. As the research question dictates, the main aim of this dissertation is to analyse how Short Video Marketing, in the context of the TikTok platform, is being used by small businesses in Portugal. Throughout the literature review, we saw four concepts emerge that proved essential for carrying out this research: Digital Marketing, TikTok, Short Video Marketing and Small Businesses. It was through exploring these that we were able to formulate a representation of what we wanted to develop for the empirical component of the dissertation. Six semi-structured interviews were carried out with representatives of small businesses operating on TikTok, with the aim of analysing their experiences, perspectives and opinions on using the platform as part of their marketing strategies. Considering the research and analysis of both the literature review and the results obtained from the interviews, it is clear that TikTok's organic reach, short video format, practical functionalities and direct, focused design mean that this platform is becoming a new and influential base for small businesses to use and promote their products and services.

Data

28-ago-2024

Palavras-chave

Pequenos negócios
Pequena empresa -- Small enterprises
Marketing digital -- Digital marketing
TikTok
Short video marketing

Acesso

Acesso livre

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