Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade e Controlo de Gestão
Título

Balanced Scorecard na NOS: Uma avaliação na ótica do investidor

Autor
Tavares, Iuri Filipe Monteiro
Resumo
pt
A sustentabilidade tem vindo a tornar-se cada vez mais importante para as empresas, o que se reflete numa mudança fundamental no método que as empresas usam para operar, deixando de visar apenas o lucro, mas passando também a pensar na minimização do impacto ambiental e social. Esta pressão, para uma maior sustentabilidade empresarial, provém de stakeholders, como consumidores mais conscientes e regulamentações governamentais (Estado). As empresas mais sustentáveis acabam por beneficiar de uma melhor reputação, mas também de uma maior eficiência, enfrentando mais facilmente as adversidades da sua subsistência no mercado pelo facto de serem organizações inovadoras e que procuram a adaptação. A sustentabilidade torna-se relevante no setor das telecomunicações pelo facto de ser uma indústria indispensável a toda a comunidade, já que é tanto utilizada por pessoas singulares como por pessoas coletivas. Desta forma, o objetivo do presente estudo caso consiste na exposição acerca da relevância do tópico da sustentabilidade na construção de um Balanced Scorecard (BSC), numa empresa como a NOS, a partir de uma ótica de benchmarking. Para além disso, irá proceder-se à conceptualização desta ferramenta de gestão estratégica. Por fim, é importante salientar que este é o primeiro BSC de sustentabilidade criado numa ótica de benchmarking, podendo assim, servir de exemplo para outras empresas do setor desenvolverem o seu negócio. Este estudo de caso permite perceber a razão pela qual a sustentabilidade não deve ser tratada como uma iniciativa isolada, mas como uma parte integrante da estratégia geral da empresa, permitindo ainda averiguar a importância que um Sustainability Balanced Scorecard pode ter numa empresa do setor das telecomunicações como a NOS, nomeadamente, na prossecução dos objetivos estratégicos.
en
Sustainability has become an increasingly relevant topic for companies, reflecting a fundamental change in the methods companies use to operate, from only aiming for profit to thinking about strategies on how to minimize their environmental and social impact. This pressure for greater corporate sustainability stems from stakeholders, specifically the ones who are more conscious consumers, and governmental regulations (State). More sustainable companies not only benefit from a better reputation but also increase their efficiency and can better cope with the adversities of surviving in the market due to their constant search for innovation and adaptability methods. Sustainability becomes relevant in sectors such as telecommunications because it is an industry that is indispensable to the entire community, namely individuals and companies, and because it faces significant challenges, such as excessive energy consumption and electronic waste. Thus, this study aims to explain the relevance of sustainability in the construction of a Balanced Scorecard (BSC), in a company like NOS, from a benchmarking perspective. In addition, this strategic management tool will be conceptualized. Finally, it is important to note that this is the first sustainability BSC to be created from a benchmarking perspective and that it can serve as an example for other companies in the sector to develop their business. This case study makes it possible to understand why sustainability should not be treated as an isolated initiative but as an integral part of the company's overall strategy. It also makes it possible to ascertain the importance that a Sustainability Balanced Scorecard can have in a company in the telecommunications sector like NOS, namely in achieving strategic objectives.

Palavras-chave

Benchmarking
Stakeholders
Telecomunicações
Telecommunications
Balanced Scorecard --
Sustentabilidade -- Sustainability
Estudo de casos -- Case studies

Acesso

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