Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Como aumentar as assistências dos jogos de futebol da Associação Académica de Coimbra: O.A.F

Autor
Costa, Pedro Camossa Coelho de Figueiredo
Resumo
pt
Este estudo nasce de uma pergunta que é particularmente próxima ao investigador no campo pessoal e que se tornou próxima no campo académico: como aumentar as assistências aos jogos de futebol da Associação Académica de Coimbra - O.A.F? A identificação dos adeptos com o clube, bem como as razões que levam as pessoas a um evento desportivo, têm sido amplamente investigadas por diversos autores, como se poderá observar na Revisão de Literatura. Com a aplicação do questionário a 308 pessoas, pretendeu-se perceber na prática quais as motivações dos adeptos para assistir ou não a um jogo, bem como a maneira como se identificam com a Académica. Assim, concluiu-se que há três grandes razões para os inquiridos não frequentarem os jogos da Académica: a falta de hábito, o facto de ser mais cómodo ver em casa e os preços dos bilhetes. Para os inquiridos que têm por hábito assistir a jogos, os dois factores que mais pesam na sua decisão são o gosto pela modalidade e o facto de a Académica ser o seu clube de eleição. É também de notar que, consoante as faixas etárias dos inquiridos, mudam os factores a que estes dão mais valor numa ida ao estádio, e que de acordo com o sexo, muda também o principal motivo pelo qual os inquiridos não frequentam o estádio. As conclusões a que se chegou estão na base das recomendações feitas e poderão servir para que no futuro a Académica tenha uma maior assistência nos seus jogos e uma maior ligação aos habitantes da sua cidade.
en
This thesis arises from a question that is particularly close to the investigator in its personal life and that has now become close in the academic field: how to raise the assistances in the football games of Associação Académica de Coimbra – O.A.F? The identification of the fãs with the club, as well as the reasons that lead people to a sports event, have been widely investigated by several author, as it can be observed in the Literature Review. With the application of the questionnaire to 308 people, it was intended to understand which are the fãs’ motivations to assist or not to a game, as well as understand the way they relate to Académica. That being said, it was concluded that there are three major reasons why the respondents do not assist to Académica’s game: lack of habit, the fact that it is more comfortable to watch the game at home and the price of the tickets. To those who usually assist to the games, the two factors that weight the most in their decision are enjoying football and the fact that Académica is their preferred club. It is also worth mentioning that, depending on the age range of the respondents, there are some differences in the factors they value the most when going to the stadium; and that accordingly to the sex of the respondents, the main reason why they do not go to the stadium also changes. The conclusions reached are in the basis of the recommendations made by the investigator that can be useful for Académica in the future by rising the number of spectators and increasing the bonds with the inhabitants of Coimbra.

Data

11-abr-2014

Palavras-chave

Marketing desportivo
Académica de Coimbra
Sports marketing
Consumers
Consumidor
Clube desportivo -- Sports club
Desporto -- Sport

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo