Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Can mindfulness prevent ageism? an experimental study on mindfulness and ageism within an organizational context

Autor
Dias, Vanessa Cristina Rosa
Resumo
pt
O Mindfulness tem sido um tema popular na investigação e tem conquistado muitos praticantes na sociedade ocidental. Apesar das barreiras, os resultados de investigação têm sido promissores - mesmo no âmbito da Psicologia Social. Alguns estudos recentes sugerem que uma breve indução de mindfulness (15 minutos) pode reduzir o enviesamento negativo e aumentar os julgamentos positivos entre as pessoas. Por isso, e abordando o caso específico do idadismo num contexto organizacional, procurámos testar se estas premissas poderiam ser aplicadas à missão de reduzir o idadismo contra os trabalhadores mais velhos num contexto simulado de Recrutamento e Seleção. No nosso estudo, 80 participantes foram aleatoriamente distribuídos por duas condições experimentais - 2 (Condição de Pensamento: Mindfulness vs Mente Dispersa) x 2 (Condição de CV: Sem idade vs Com idade). Nenhuma interação ou efeitos principais foram encontrados em relação à Condição Pensamento. No entanto, um efeito principal da Condição de CV foi obtido: quando a idade estava presente, e ao contrário do esperado, a maioria dos participantes (76%) escolheu o candidato mais velho para uma entrevista de emprego; quando a idade não estava presente a escolha entre os candidatos foi bastante similar (% mais velhos= 55%, %mais jovens = 46%). O efeito principal e significativo da Condição de CV também foi encontrado em relação à escala de afectuosidade no caso dos trabalhadores mais velhos: quando a idade não estava presente, os participantes percepcionaram os trabalhadores mais velhos como mais afectuosos do que os participantes que estavam na condição de CV com idade. Apesar do fato de não termos obtido efeitos de interação, pensamos que o mindfulness tenha contribuído para os resultados obtidos, uma vez que os participantes estavam num estado elevado de mindfulness entre condições (Mmindfulness = 4.42, SDmindfulness = 1.02; Mwandering = 3.94, SDwandering = 1.19, numa escala de 0 a 6). Mais estudos deverão ser feitos a fim de esclarecer questões ainda não respondidas.
en
Mindfulness has been a hot topic in research and has also conquered many practitioners in our western society. Despite the barriers, research results have been promising – even within the Social Psychology framework. Some recent studies suggest that a brief mindfulness induction (15 minutes) can reduce people’s negative bias and increase positive judgements. Therefore, and addressing the specific case of ageism in an organizational context, we tried to test if these assumptions were applicable to the mission of reducing ageism against older workers in a Recruitment and Selection fictitious context. In our study, 80 participants were randomly assigned to two experimental conditions - 2 (Thinking Condition: Mindfulness vs Mind Wandering) x 2 (CV Condition: Without age vs With age). No interaction or main effects were found in relation to the Thinking Condition. However, a main effect of the CV Condition was found: when age was presented, and contrary to the expected, the majority of participants (76%) selected the older candidate for a job interview; when age was not presented the choice between candidates was quite similar (%older=55%, %younger=46%). A significant main effect of the CV condition was also found in relation to the warmth scale for older workers: when age was not presented, participants perceived older workers as warmer than participants who were in the CV with age condition. We think that, despite the fact we did not obtained interaction effects, mindfulness contributed the obtained results, since participants were in a high mindfulness state among conditions (Mmindfulness=4.42 , SDmindfulness=1.02; Mwandering=3.94 , SDwandering=1.19, in a scale from 0 to 6). Further studies must be done in order to clarify unanswered questions

Data

14-jul-2015

Palavras-chave

Human resources
Estereótipos
Stereotypes
Ageism
Recursos humanos
Idadismo
Mindfulness
Buddhist psychology
Psicologia budista

Acesso

Acesso livre

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