Título
Projecto de desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade de um operador logístico
Autor
Quintas, Inês Tavares
Resumo
pt
Actualmente a gestão da qualidade é uma das maiores preocupações das empresas,
estejam elas voltadas para a qualidade dos produtos e/ou dos serviços.
Esta abordagem assegura que todas as actividades desde a concepção, desenvolvimento
e implementação do produto ou serviço, assim como os recursos que lhe estão
associados são eficientes e eficazes em conformidade com os respectivos sistemas e a
sua performance.
Hoje em dia, os clientes reconhecem a qualidade como um atributo importante nos
produtos e serviços e os fornecedores reconhecem que a qualidade pode ser um factor
importante para criar a diferenciação entre os seus actuais e potenciais competidores.
A garantia da qualidade é responsável por todas as actividades desde a concepção,
desenvolvimento, produção, instalação, serviços e documentação. O que introduz a
regra “fit for purpose” e “do it right the first time”. Esta tornou-se uma tarefa complexa,
tanto mais complexa quanto os consumidores podem entender a qualidade de diferentes
maneiras.
A consciencialização para a qualidade e o reconhecimento da sua importância, tornou a
certificação de sistemas de gestão da qualidade como uma forma de diferenciação
que permite o reconhecimento no mercado.
E num ambiente económico cada vez mais competitivo, qualquer factor de
diferenciação constitui uma mais-valia para as empresas. Uma empresa certificada em
qualidade poderá ter este factor distintivo que permite uma maior receptividade dos
seus fornecedores, clientes e consumidores finais. Segundo as 5 forças de Porter, a
certificação é uma barreira à entrada.
en
Currently the management of quality is a major concern of businesses, whether they
are focused on the quality of products and / or services.
This approach ensures that all activities from design, development and implementation
of the product or service, as well as the resources that go with it are efficient and
effective in accordance with their respective systems and their performance.
Today, customers recognize quality as an important attribute in products and services
and providers recognize that quality can be an important factor in creating the
differentiation between its current and potential competitors.
Quality assurance is responsible for all activities from design, development,
production, installation, servicing and documentation. The rule that introduces the "fit
for purpose" and "do it right the first time." This has become a complex task, much
more complex as consumers can understand the quality of different ways.
The awareness of the quality and recognition of its importance has made the
certification of quality management systems a form of differentiation that allows
recognition in the market.
And in an economic environment increasingly competitive, any differentiation factor is
an asset for companies. A company certified in quality may have this distinguishing
factor that allows a greater responsiveness of their suppliers, customers and consumers.
According to Porter's five forces, certification is a barrier to entry.