Título
Museu virtual da educação: Plano de marketing
Autor
Gonçalves, Miguel Alexandre de Carvalho
Resumo
pt
A reforma e a modernização administrativa têm assumido um papel de
destaque na maior parte dos países industrializados. A evolução dos modelos de
gestão da Administração Pública tem acompanhado as sucessivas reformas e as
constantes transformações sociais e políticas verificadas ao longo das últimas
décadas.
As novas tecnologias de informação e comunicação vieram facilitar a
disponibilização de serviços e de conteúdos em ambiente virtual. É nesse contexto
que, em 2002, surgiu o Museu Virtual da Educação, constituindo-se como um
repositório de memórias referentes ao património cultural da educação em Portugal,
acessível através do website institucional da Secretaria-Geral do Ministério da
Educação.
O objectivo deste trabalho de projecto, que consiste na elaboração de um
plano de marketing anual, numa perspectiva de marketing público, é aumentar a
notoriedade deste museu, e em simultâneo, contribuir para a introdução de um
pensamento de marketing na organização.
en
The reform and administrative modernization have assumed a prominent role
in most industrialized countries. The evolution of management models in public
administration followed the successive reforms and the constant social and political
transformations observed over recent decades.
The new information and communication technologies have allowed a
provision of services and content in the virtual environment. It is in this context that,
in 2002, the Virtual Museum of Education as created, establishing itself as a
repository of memories for the cultural heritage of education in Portugal, accessible
through the corporate website of the General Office from the Ministry of Education.
The aim of this project, which consists in developing an annual marketing
plan, with a view of the marketing in the public sector, is to increase the reputation
of this museum, and at the same time contribute to the introduction of a thought of
marketing in the organization.