Título
Modernização e melhoria de processos na administração pública
Autor
Marinheiro, Micaela Sofia da Silva
Resumo
pt
Nos últimos anos tem se assistido ao reforço das estratégias de reforma da administração pública
por parte dos Estados modernos através de iniciativas e programas de apoio à modernização
administrativa capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma administração pública
moderna, eficaz, eficiente e com qualidade de serviço orientada para as necessidades dos
cidadãos. Não obstante e face a uma sociedade cada vez mais exigente e em constante mutação,
tem havido uma aposta na melhoria contínua dos processos da administração pública com
destaque para a simplificação e desmaterialização de processos, e racionalização dos recursos e
estruturas afectas em prol da qualidade dos resultados produzidos.
Atendendo a esta lógica de acção, o presente trabalho de projecto pretende contribuir para a
melhoria contínua do processo de desenvolvimento de modelos documentais da DGITA mediante
a proposta de um sistema de gestão e controlo de pedidos e de um plano de controlo e
monitorização do processo.
Neste sentido, face à evolução dos modelos de gestão pública perspectivada no capítulo I,
após a apresentação e análise do projecto no capítulo II, são enunciados os resultados esperados e
a avaliação do projecto, no capítulo III, em função do incremento dos níveis de eficiência,
eficácia e controlo do processo em questão e da optimização da qualidade do serviço inerente.
en
In recent years there has been an increase in the strategies of the public administration reform
among modern States through initiatives and programs to support administrative modernization
in such a way as to contribute to the development of a modern, effective and efficient public
administration, with a quality of service aiming at the needs of citizens. Nevertheless, and taking
into account a society that is increasingly demanding and constantly changing, there has been a
commitment to the continuous improvement of the administration through the simplification and
dematerialization of processes, the rationalization of the resources it allocates for the quality of its
outcomes.
Given this logic of action, this project work intends to contribute to the continuous
improvement in the process of developing document templates in DGITA, by suggesting an
application management and control system and a process control and monitoring plan.
In this regard, and given the changing patterns of governance envisaged in Chapter I, after
the presentation and design review in Chapter II, in Chapter III, the expected results and impacts
are set out concerning the demand for an increase in the levels of efficiency, effectiveness and
process control and the optimization of the service’s quality.