Título
Contribuição dos factores motivacionais para a satisfação no trabalho
Autor
Fonseca, Anselmo M.
Resumo
pt
A motivação é vista, desde meados do Século XX, como o principal factor de satisfação no
trabalho, de aumento da produtividade e de melhoria da qualidade dos produtos e serviços.
Na conclusão de um curso conducente ao Mestrado em Gestão Global, interessou-nos abordar
o valor humano da organização, cujo componente importante é o nível de satisfação das
pessoas no trabalho, obtido da avaliação a um leque de variáveis independentes, relacionadas
com duas coisas – o conteúdo do trabalho e o contexto do trabalho.
O objectivo da presente dissertação é identificar em que medida as variáveis do meio
envolvente do trabalho contribui para a satisfação no trabalho.
Inspirados na Teoria dos dois Factores (Herzberg, 1959 e 1982) e na Teoria da Avaliação
Cognitiva (Deci, 1971), pretendemos justapor a satisfação das pessoas à diferentes variáveis
particulares que formam dois subsistemas – o intrínseco ou motivador, que inclui a
aprendizagem, as emoções, o trabalho em si, a realização e o reconhecimento; e o extrínseco
ou higiénico, que inclui o salário, a supervisão e as condições físicas.
Além de uma incursão à literatura especializada, realizamos dois inquéritos em empresas
cabo-verdianas, um em Outubro de 2003 e outro em Outubro de 2007, que nos permitiram
determinar índices específicos e gerais de satisfação no trabalho, fazer correlações e análises
comparativas.
Concluímos que as pessoas estão razoavelmente satisfeitas no trabalho, dão mais ênfase aos factores do conteúdo que aos factores do contexto do trabalho, mas a fonte de satisfação varia de categoria por categoria.
en
Work motivation is viewed, since middle of the 20th Century, as a main factor of job
satisfaction, also for increasing of productivity and quality of goods and services.
By the ending of a Master’s Programme in Global Management, we was moved by a great
interest to research and report about the organization human values, important component of
which is the people’s satisfaction level in work conditions, obtained through an evaluation of
a great number of independent variables, related to two items – work content and work
context.
The main objective of the present dissertation is to identify in which measure the job
environmental variables contribute to work satisfaction.
Inspired into the Two Factors Theory (Herzberg, 1959, 1982) and into The Cognitive
Evaluation Theory (Deci, 1971), we intent to relate people satisfaction to different particular
variables, which perform two subsystems – intrinsic or motivator, that includes learning,
emotions, work itself, achievement and recognition and; extrinsic or hygienic, that includes
salary, supervision and work physical conditions.
Besides a specialized literature review, we took up two separated inquiries within capeverdian
companies, the first conducted in October, 2003, and the second in October, 2007,
which allowed specifics and general job satisfaction indexes, correlations and comparative
analysis.
We concluded that people are fair satisfied on job, and give more emphasis on work content factors, than on work context factors, but the source of satisfaction is different category by category.