Título
Os centros de responsabilidade e o aumento da performance dos hospitais públicos: O caso do Centro Hospitalar do Médio Tejo
Autor
Pereira, Rita Isabel Nogueira Malhado Silveira
Resumo
pt
O estatuto jurídico dos hospitais públicos tem sido, ao longo dos anos, objecto de alterações,
sempre no sentido de melhorar a eficiência e a eficácia organizacional. Mas estas alterações
não são suficientes para melhorar os indicadores de performance dos hospitais. É ao nível dos
Serviços que devem ser operacionalizadas mudanças. A este nível existem problemas e
variáveis controláveis, cuja solução não depende do estatuto jurídico da Organização mas sim
da adopção de modelos de gestão empresarial que promovam uma cultura de accountability e
avaliação pelos resultados. Os centros de responsabilidade são estruturas intermédias de
gestão que permitem a descentralização da tomada de decisão e a aplicação de instrumentos
de gestão empresarial nos Serviços. O presente estudo pretende demonstrar de que forma um
Hospital organizado em centros de responsabilidade, pode obter melhores resultados. No
Serviço Nacional de Saúde, este modelo de gestão está consagrado na legislação desde 1988,
mas a sua aplicabilidade é muito reduzida. Como principais conclusões do estudo refere-se
que o modelo é um dos mais adequados para a gestão dos hospitais públicos porque a sua
dimensão e complexidade impõem formas descentralizadas de gestão. Contudo, a criação de
centros de responsabilidade exige alguma maturidade organizacional, no que respeita à
adopção de instrumentos de gestão empresarial, em particular o desenvolvimento de critérios
de avaliação do desempenho. Os hospitais públicos não têm essa maturidade, o que dificulta a
aplicação do modelo.
en
The legal statute of the public hospitals has been changed, over the years, in order to improve
the efficiency and the organizational effectiveness. But these changes are not enough to
improve the pointers of the hospitals’ performance. It is in terms of the Services that changes
should be made. At this level there are problems and controllable variables, whose solution
does not depend on the legal statute of the Organization but on the adoption of business
management models that promote a culture of accountability and evaluation results. The
responsibility centres are intermediate structures of management that allow the
decentralization of the decision-making and the implementation of business management
instruments in the Services. The present study intends to demonstrate how a Hospital
organized in responsibility centres can get better results. In the National Health Service, this
management model is enshrined in legislation since 1988 but its applicability is very limited.
As main conclusions of the study it is mentioned that this model is one of the most
appropriated for public hospitals’ management because its dimension and complexity require
decentralized forms of management. However, the creation of responsibility centres requires
some organizational maturity to the adoption of business management instruments. The public
hospitals do not have that maturity, which makes difficult the model application.