Título
Determinantes da percepção da personalidade da marca: uma aplicação à marca regional Açores
Autor
Cardoso, Isa Alexandra do Santos
Resumo
pt
Para fazer face à crescente competitividade no mercado global, com uma oferta
infinita de marcas e produtos que satisfazem a mesma necessidade ou desejo, os
gestores de marca devem procurar destacar a sua marca das restantes. Num mercado
saturado de marcas globais, os consumidores valorizam e procuram cada vez mais
produtos locais com características ímpares abrindo desta forma uma porta para as
marcas locais.
Da mesma forma que cada indivíduo se distingue entre os outros pela sua
personalidade, as marcas também podem ser distinguidas e diferenciadas umas das
outras através da personalidade. Desta forma, é importante para os gestores conhecerem
quais os factores que determinam a percepção da Personalidade da Marca e qual a
Personalidade da Marca percepcionada pelos consumidores de modo a conseguir gerir a
mesma.
Neste contexto, o presente estudo tem como principal objectivo determinar a
Personalidade da Marca e identificar os principais determinantes da percepção da
Personalidade da Marca Açores.
Para testar a importância das variáveis do modelo teórico optou-se por uma
metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário dirigido a todos os
potenciais consumidores com mais de 18 anos. Os resultados obtidos revelaram que a
Personalidade da Marca é explicada pelas seguintes variáveis: Experiência da Marca,
Confiança na Marca e Região de Origem. É de salientar, que a Confiança na Marca é a
variável que no presente estudo assume maior peso significativo como factor
determinante da Personalidade da Marca. O BRiC e o BESC não se revelaram
determinantes da Personalidade da Marca, e o Preço também não se revelou uma
variável moderadora entre as várias variáveis explicativas e a Personalidade da Marca.
Estes resultados salientam a importância que variáveis condicionantes da
Personalidade da Marca têm na formação e consolidação da mesma. Por outro lado,
sublinham a importância que estratégias orientadas para a definição da Personalidade da
Marca têm na diferenciação das restantes marcas, ou seja, na construção de vantagens
competitivas sustentáveis e de elementos de diferenciação.
en
In order to contest the increasing competitiveness in the global market, with an
endless proposal of brands and products that satisfy the same need or desire, brand
managers should try to highlight their brands from the other ones. In a market full of
global brands, consumers give more value and are looking more for local products with
unique characteristics, which is an open door for local brands.
As each individual differs from other through its personality, brands can also be
distinguished and differentiated from other brands through personality. Consequently, it
is important for managers to know which factors influence the perception of Brand
Personality and which Brand Personality is perceived by consumers in order to be able
to manage it.
In this context, the main objective of this study is to determine the personality of
the brand and identify the main determinants of the perception of the Brand Personality
Azores.
To test the importance of the variables of the theoretical model, this study uses a
quantitative methodology. A questionnaire was developed to all potential consumers
with more than 18 years. The results revealed that Brand Personality is explained by the
following variables: Brand Experience, Brand Trust and Region of Origin. It is
important to refer that Brand Trust is the variable in this study that assumes greater
importance as a determinant of Brand Personality. The variables BRiC and BESC didn’t
reveal to determine the Brand Personality, and Price didn’t also reveal to be a
moderating variable between the different explanatory variables and Brand Personality.
These results highlight the importance of conditioning variables in formation
and consolidation of Brand Personality. On the other hand, these results underline the
importance of strategies that define the personality of the brand in order to differentiate
from other brands, which is to build sustainable and competitive advantages and
distinguishing features.