Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Os públicos do Festival Paredes de Coura 2011: expectativas, motivações e práticas

Autor
Rocha, Ricardo Gil Pedreiro
Resumo
pt
Os festivais de música de Verão são, há já várias décadas, parte integrante da cultura juvenil ocidental. No entanto, em Portugal, apenas na década de 90, estes se tornam assíduos no panorama cultural nacional. Não sendo fenómenos isolados, quase todos com periodicidade anual, é interessante verificar que existem poucos estudos académicos sobre estas produções culturais, algumas delas em grande massa. Num ano em que mais uma vez, dias específicos e festivais completos esgotaram as suas bilheteiras, os festivais de Verão tornam-se ainda mais assunto da ordem do dia, como negócio cultural que inverte as tendências económicas actuais. Dentro deste panorama, o Festival Paredes de Coura, assume-me com um dos mais consistentes eventos do circuito nacional. Será um dos mais antigos festivais a realizarem-se sem interrupções em território luso, com um cartaz musical detentor de uma linha directriz bem definida e uma localização com características naturais invejáveis. Porém, o enfoque deste estudo vai para os Públicos deste Festival e todas as informações acumuladas sobre estes, desde os seus dados mais básicos, às suas motivações e expectativas, passando pela relação dos públicos com festival. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia de carácter exploratória/descritiva, materializada através de um questionário, entregue aleatoriamente no terreno a 115 indivíduos. Os resultados do estudo ambicionam trazer à luz do conhecimento, maiores informações sobre os públicos do supracitado festival e de eventos do género, no sentido da dissolução de dogmas e pré-conceitos existentes em parte do espectro social e mediático português, sobre estes eventos e os seus frequentadores.
en
Summer festival of music are, from decades ago part of juvenile western culture. However, in Portugal, just on the 90’s, it become assiduous on the national cultural panorama. Not being isolated phenomenon, almost every single is annual, it’s interesting to verify that there are not so many academic studies about these cultural productions, some on them in large scale. In one year that once again, there were many single days and full festivals were sold out, summer festivals became even more news headliners, as cultural business that reverses the current economic tendencies. As part of this scene, Paredes de Coura Festival, assumes as one of the most consistent events of the national circuit. It’s one of the oldest festivals occurring without breaks in Portuguese soil, with a lineup that owns a clear and well defined vision e a geographic localization with natural and enviable characteristics. Although, the focus of this study goes to the festival’s Public and all the collected data about them, from basic information, to the motivations and expectation, passing through the relationship between the Public and the festival itself. To achieve that, it was applied an exploratory/descriptive type of methodology, created through a questionnaire, randomly delivered on the field to 115 individuals. The study’s results strive to bring to light new and wider data about the Public of the mentioned festival and these kinds of event, trying to dissolve dogmas and pre-concepts that exist still exist in part of the social spectrum and national media, about these types of event and people that take part on them.

Data

11-fev-2013

Palavras-chave

Festivais de música
Music festivals
Festivais de verão
Summer festivals
Públicos de festivais
Paredes de Coura
Festivals public

Acesso

Acesso livre

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