Título
Influência da aprendizagem organizacional e da liderança transformacional no desempenho dos museus
Autor
Vicente, Carolina Mateus Raso
Resumo
pt
O presente estudo tem como principal objectivo explorar em que medida as
características organizacionais relacionadas com a aprendizagem organizacional e a liderança
transformacional influenciam o desempenho dos museus nacionais. Para testar as hipóteses
referidas recorreu-se ao inquérito por questionário, dirigido aos colaboradores da totalidade
dos museus que integram a Rede Portuguesa de Museus (RPM).
Os resultados obtidos mostram que a percepção do desempenho dos museus é composta
por duas facetas: desempenho organizacional e desempenho focado nos resultados. Os
resultados sugerem ainda que a aprendizagem organizacional e a liderança transformacional
explicam de forma significativa 48% da variância do desempenho organizacional, mas que
nenhuma das características organizacionais estudadas apresenta uma relação significativa
com o desempenho por resultados. Verificou-se ainda que a aprendizagem organizacional e a
liderança transformacional têm uma relação significativamente positiva entre si, embora em
conjunto, não contribuam para o aumento do desempenho
en
This study aims to explore the way in which both the organizational characteristics
that relate to the organizational learning and the transformational leadership influence the
performance of national museums. To test these hypotheses we addressed questionnaire
inquiries to the employees of all the museums that comprise the Portuguese Museum Network
(RPM).
The obtained results show that the perception of museums performance is comprised
of two components: organizational performance and performance focused on results. The
obtained results also suggest that the organizational learning and the transformational
leadership significantly explain 48% of the organizational performance sample. On the other
hand, we concluded that none of the studied organizational characteristics present a
significant relation to the result performance. Finally, we found that the organizational
learning and the transformational leadership positively influence each other. However, they
do not represent an increased performance when they are considered together