Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Gestão de recursos humanos baseada na evidência - crenças dos futuros gestores vs. evidência científica

Autor
Pereira, Daniela Filipa Morcela
Resumo
pt
A preocupação com a prática da Gestão Baseada na Evidência científica tem vindo a ganhar preponderância no seio de um número cada vez mais alargado de investigadores. Contudo, a sua adoção por parte dos profissionais da gestão está muito longe de ser generalizada, o que poderá afetar a qualidade das decisões que são tomadas e, em última instância, comprometer a viabilidade das organizações. No caso da Gestão de Recursos Humanos (GRH), Rynes, Colbert e Brown (2002) confrontaram um conjunto de profissionais desta área com os efeitos de 35 práticas de GRH, comprovadas cientificamente, de modo a determinar em que medida as crenças dos profissionais inquiridos são coincidentes com a evidência. Atendendo à importância da formação académica na construção do modo de pensar dos profissionais, neste trabalho utiliza-se a abordagem desenvolvida por aqueles autores para investigar as crenças de estudantes de gestão, sobre essas mesmas 35 práticas. Os resultados obtidos numa amostra de 119 estudantes permitem identificar que as crenças em torno das práticas de seleção são as que mais se afastam da evidência científica. As implicações para o ensino da gestão são discutidas.
en
The concern for the practice of Scientific Evidence Based Management has gained popularity within an increasingly large number of researchers. However, its adoption by professional managers is far from being widespread, which may affect the quality of decisions that are made and ultimately compromise the organizations’ viability. In the matter of Human Resources Management (HRM), Rynes, Colbert & Brown (2002) confronted a group of professionals from this occupational area with the effects of 35 scientifically proven HRM practices, in order to determine to what extent the respondents beliefs are coincident with the evidence. Given the importance of academic training in shaping the way professionals think, this study uses the approach developed by those authors and investigates the beliefs of management students about these mentioned 35 practices. The results gathered from a sample of 119 students allow us to highlight that the beliefs about the selection practices are the ones that are less coincident with the scientific evidence. Implications for teaching management are debated.

Data

03-mai-2017

Palavras-chave

Conhecimento
Knowledge
Produtividade
Productivity
Estratégia organizacional
Ensino da gestão
Evidence based management
Management teaching

Acesso

Acesso livre

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