Título
A integração na cadeia de valor global da indústria dos moldes da Marinha Grande
Autor
Carvalho, Helena Isabel Moreira
Resumo
pt
Nos últimos vinte anos observou-se uma revolução na indústria de produção e fabrico - a caracterização de bens e produtos não se limita a made in China ou made in India, uma vez que é, cada vez mais verdadeiramente made in World.
Esta revolução verificou-se pelas cadeias globais de abastecimento e produção que foram sendo criadas com o objetivo de as empresas produzirem bens de modo mais eficiente e com um menor custo.
A indústria dos moldes representa um exemplo de evolução industrial em Portugal e apresenta atributos ímpares e excecionais, comparativamente a outras indústrias (Silva, 2005). Com uma forte vocação para exportação, estudos da AICEP revelam que o seu crescimento tem sido notável – dos €248,41 milhões em 2004 para €405,15 milhões em 2014 – muitas vezes impulsionado pelo alargamento da cadeia de valor das empresas de moldes.
A análise de diferentes casos de estudo acerca da indústria dos moldes da Marinha Grande – de como é gerida a relação entre a empresa e os seus clientes, de como se dá a evolução nas funções já desempenhadas e para novas funções, de como é promovido o desenvolvimento de competências técnicas e de como é que a indústria procurar evoluir e manter a sua posição cimeira, com a formação de parcerias e investigação científica – foi crucial para a caracterização da indústria em causa e para a identificação dos fatores que levam a uma efetiva integração e manutenção de uma relação de excelência com as indústrias clientes.
en
For the last twenty years we have witnessed a revolution in the production and manufacturing industry – we can, no longer, characterize goods and products to “made in China” or “made in India” since it is, more and more, truly “made in World”.
This revolution happened because of the global supply and production chains that have been created with the aim of companies produce more efficiently goods and at a lower cost.
The mold industry is an example of the industrial developments in Portugal and presents unique and exceptional attributes compared to other industries (Silva, 2005). With a strong vocation for export, AICEP studies reveal that their growth has been remarkable - from € 248.41 million in 2004 to € 405.15 million in 2014 - often driven by the extension of the value chain of the mold companies.
The analysis of different case studies about the industry of molds in Marinha Grande - how is managed the relationship between the company and its customers, how is their responsibility in evolving already performed functions and new function in the chain, how is promoted skills development and how the industry differentiate and maintain its leading position, with the formation of partnerships and scientific research - was crucial for the characterization of the industry, and to the identification of the factors that lead to an effective integration and maintaining an excellence relationship with its customers.