Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Plano de negócios: H2Orta - Consultoria agrícola para particulares

Autor
Pintão, Manuel dos Santos
Resumo
pt
Este trabalho consiste na apresentação de um Plano de Negócios para criação de uma empresa de consultoria agrícola para particulares - a H2 Orta. Apesar da atual crise económica, a crescente tendência nas metrópoles para o cultivo de vegetais em apartamentos e o despertar das consciências para uma alimentação saudável e para as doenças provocadas pela obesidade concorrem para que este seja o momento ideal para a implementação e desenvolvimento do negócio da H 2 Orta. O presente plano de negócios tem como principal objetivo a análise da viabilidade financeira do projeto em estudo, através da elaboração de uma análise económico-financeira. Assim, considerei fundamental iniciar o projeto com o estudo do estado das artes que moldam e orientam o negócio, nomeadamente no que respeita a Estratégia, Consultoria e Hidroponia. Posteriormente, realizei uma análise de mercado para identificar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos à qual a H2Orta irá estar sujeita, por forma a encontrar a melhor maneira de integrar a empresa na sua envolvente. Com base na informação de mercado obtida elaborei a estratégia de desenvolvimento, que inclui todo o processo de formulação estratégica. Este processo consiste na definição da Visão e dos Valores da empresa que moldam a missão, os objetivos e a estratégia da mesma. Os fatores críticos de sucesso e as vantagens competitivas (que têm por base as competências estratégicas da H 2 Orta) foram também identificados nesta fase. Por último, desenvolvi as políticas de implementação para aplicação da estratégia formulada e os mapas de custos associados que sustentam a viabilidade económica da H 2 Orta.
en
The project developed on the basis of the present work consists on the Business Plan of an agricultural consulting enterprise for private individuals – H2 Orta. In spite of the current economic crisis, the growing trend in big cities to cultivate vegetables at home and the raising people’s awareness for a healthy nutrition in order to fight overweight contribute for making of the present time the best moment for the development and implementation of H 2 Orta’s business. As in any other project, the principal aim of this one is focused on its financial viability, based on a previous economic-financial analysis. Before starting, it is however necessary to study the state of this business as to Strategy, Consulting and Hydroponics. Then a market research is carried out to identify opportunities, threats, strengths and weaknesses that may occur and affect H 2 Orta, in order to find the best way of integrating it in its surrounding market environment. The above information was then used to design the development strategy which includes the process of strategy formulation. This process consists on the definition of the company´s vision and values, which frame the Mission, Goals and Strategy of H 2 Orta. Then critical factors of success and the competitive advantages (which are based on the strategy skills of H2 Orta) were identified. The last procedures were the development of the policy implementation (in order to apply the strategy as it was formulated) and of the cost maps that support H2 Orta’s economic viability.

Data

21-mar-2014

Palavras-chave

Strategy
Estratégias
Agricultura -- Agriculture
Consultoria -- Consulting
Plano de negócio -- Business plan
Hidroponia -- Hydroponics

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo