Título
Plano de negócios: H2Orta - Consultoria agrícola para particulares
Autor
Pintão, Manuel dos Santos
Resumo
pt
Este trabalho consiste na apresentação de um Plano de Negócios para criação de uma
empresa de consultoria agrícola para particulares - a H2
Orta. Apesar da atual crise económica,
a crescente tendência nas metrópoles para o cultivo de vegetais em apartamentos e o despertar
das consciências para uma alimentação saudável e para as doenças provocadas pela obesidade
concorrem para que este seja o momento ideal para a implementação e desenvolvimento do
negócio da H
2
Orta.
O presente plano de negócios tem como principal objetivo a análise da viabilidade
financeira do projeto em estudo, através da elaboração de uma análise económico-financeira.
Assim, considerei fundamental iniciar o projeto com o estudo do estado das artes que moldam
e orientam o negócio, nomeadamente no que respeita a Estratégia, Consultoria e Hidroponia.
Posteriormente, realizei uma análise de mercado para identificar as oportunidades, ameaças,
pontos fortes e fracos à qual a H2Orta irá estar sujeita, por forma a encontrar a melhor maneira
de integrar a empresa na sua envolvente.
Com base na informação de mercado obtida elaborei a estratégia de desenvolvimento,
que inclui todo o processo de formulação estratégica. Este processo consiste na definição da
Visão e dos Valores da empresa que moldam a missão, os objetivos e a estratégia da mesma.
Os fatores críticos de sucesso e as vantagens competitivas (que têm por base as competências
estratégicas da H
2
Orta) foram também identificados nesta fase.
Por último, desenvolvi as políticas de implementação para aplicação da estratégia
formulada e os mapas de custos associados que sustentam a viabilidade económica da H
2
Orta.
en
The project developed on the basis of the present work consists on the Business Plan
of an agricultural consulting enterprise for private individuals – H2
Orta. In spite of the current
economic crisis, the growing trend in big cities to cultivate vegetables at home and the raising
people’s awareness for a healthy nutrition in order to fight overweight contribute for making
of the present time the best moment for the development and implementation of H
2
Orta’s
business.
As in any other project, the principal aim of this one is focused on its financial
viability, based on a previous economic-financial analysis. Before starting, it is however
necessary to study the state of this business as to Strategy, Consulting and Hydroponics. Then
a market research is carried out to identify opportunities, threats, strengths and weaknesses
that may occur and affect H
2
Orta, in order to find the best way of integrating it in its
surrounding market environment.
The above information was then used to design the development strategy which
includes the process of strategy formulation. This process consists on the definition of the
company´s vision and values, which frame the Mission, Goals and Strategy of H
2
Orta. Then
critical factors of success and the competitive advantages (which are based on the strategy
skills of H2
Orta) were identified.
The last procedures were the development of the policy implementation (in order to
apply the strategy as it was formulated) and of the cost maps that support H2
Orta’s economic
viability.