Título
Comunicação e experiências de visita na casa Fernando Pessoa: a eficácia comunicativa da exposição multimédia “sonhatório”
Autor
Ferreira, Andreia Filipa da Silva
Resumo
pt
A presente dissertação pretende analisar a eficácia comunicativa dos meios da sala multimédia “Sonhatório” (Casa Fernando Pessoa) com base no impacto produzido nos seus visitantes. Conjugando as abordagens construtivista e positivista aplicadas ao contexto dos estudos de visitantes e de avaliação museológica, a nossa investigação delineia o perfil dos visitantes e analisa duas dimensões dialógicas: 1) a capacidade de atrair (attraction power) e prender a atenção do visitante (holding time), cujas variáveis de análise são o comportamento e a opinião dos visitantes; e 2) a capacidade de transmitir mensagens (communication power), sob a qual analisaremos a resposta cognitiva e a resposta afetiva dos visitantes. A estratégia metodológica utilizada privilegia uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a entrevista diretiva e a observação direta não-participante. Os resultados obtidos sugerem a eficácia comunicativa de certos elementos expositivos da sala multimédia em detrimento de outros, sendo que as expetativas assumem um importante papel no impacto que a visita produz nos visitantes. Verificámos também que a sala multimédia – considerada muito informativa para os visitantes – produz nestes uma resposta cognitiva positiva. Por outro lado, constatou-se que são os meios tradicionais e os objetos pessoais de Fernando Pessoa que provocam nos visitantes um impacto afetivo mais significativo.
en
The present dissertation aims to analyse the communicative effectiveness of the multimedia room “Sonhatório/Dreamatorium” (Casa Fernando Pessoa) based on the impact it produces on its visitors. Combining the constructivist and positivist approaches applied in the context of visitor studies and museum evaluation, our investigation outlines the visitor profile and analyses two dialogical dimensions: 1) the ability to attract (attraction power) and hold visitors attention (holding time), whose analytical variables are the behaviour and opinion of visitors; and 2) the ability to transmit messages (communication power), under which we will analyse the cognitive and affective response from visitors. The methodological strategy privileges a mixed approach (quantitative and qualitative), using the survey, directive interview and non-participant direct observation as data collection instruments. The obtained results suggest the communicative effectiveness of certain elements of the multimedia room as opposed to others, and that the expectations play an important role in the visit impact on visitors. We have also found that the multimedia room – considered very informative by the visitors – produces a positive cognitive response on visitors. On the other hand, it was found that the traditional media and Fernando Pessoa’s personal items were the ones that caused a more significant affective impact.