Título
Plano de negócios – tour me away
Autor
Duarte, Maria Carolina de Santa Rita Oliveira
Resumo
pt
A Tour Me Away é uma empresa de Animação Turística, criada para fazer face às necessidades do turismo mundial. As novas tendências do mercado global apontam para a diminuição do período de estadia e para a busca de experiências autênticas sob novas formas de turismo: os Backpacking, Flashpacking ou os Slow-travelers, e é neste sentido que surge a Tour Me Away, apresentando ao mercado novas formas de conhecer o local de destino, que neste caso é Lisboa – a cidade mais visitada de Portugal e um dos destinos de eleição entre as cidades europeias.
A oferta da Tour Me Away assenta em dois tipos de programas: as tours pré-definidas, que colocam à disposição do cliente quatro tours diferentes, sendo que cada uma delas dá a conhecer ao turista diferentes atrações e locais de Lisboa; e as tours personalizadas, que são desenhadas de acordo com os interesses pessoais de cada cliente.
A fim de aferir o nível de conhecimento do público em geral relativamente a este conceito, se o consideram interessante e que preço estariam dispostos a pagar por um programa deste tipo, foi lançado um inquérito online. Verificou-se que se trata de um conceito inovador e que a maioria dos inquiridos o considera interessante.
Após uma análise do mercado e sua envolvente, definição da estratégia de desenvolvimento e suas políticas de implementação, elaborou-se a avaliação financeira do projeto, onde se apurou um VAL de 37.718,13€, verificando-se a viabilidade economico-financeira do mesmo.
en
Tour Me Away is a tourist company born to fulfil the rising needs in worldwide tourism. The new trends in worlwide industry show a decrease in the staying period and a search for authentic experiences in new ways of tourism such as Backpacking, Flashpacking or Slow-travelers. That is why Tour Me Away arose, presenting new ways of visiting a destination, Lisbon in this case – the most visited city in Portugal and one of the top destinations in Europe.
We are going to offer two types of program: the pre-defined tours, that give to the customer four tour options, each one giving the chance to get to know different attractions and places in Lisbon; and the personalized programmes, designed according to each customer personal interests and their wishes about Lisbon.
In order to assess if people in general knew about this concept, its interest as a tourist service and what price people would be willing to pay for each program, an online survey was set up. The conclusion showed that it is an innovative concept and interesting to the majority of interviewed people.
After an industry analysis and its external environnet, the definition of the development strategy and its implementation policies, it was drawn up the financial evaluation concluded with an NPV of 37.718,13€ showing this project economic and financial viability.