Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Atitudes e práticas dos educadores de infância face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais

Autor
Cavalheiro, Ana Patrícia de Oliveira
Resumo
pt
As atitudes dos professores de ensino regular parecem ser uma variável determinante para o processo de integração de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e do seu sucesso educativo (Avramidis & Norwich, 2002; Morgado & Silva, 1999). O presente estudo pretendeu analisar as atitudes e práticas pedagógicas dos educadores de infância para a inclusão de crianças com NEE em sala regular do ensino pré-escolar, com o intuito de verificar se as atitudes e práticas variam com a idade, o tempo de experiência docente e o tempo de experiência em sala com crianças com NEE. O estudo é de natureza quantitativa e enquadra-se no método de estudos descritivos. Participaram 59 educadores de infância de estabelecimentos do ensino pré-escolar, do distrito de Lisboa, com maior incidência no concelho de Sintra, no ano letivo 2014/2015. Foi aplicado aos educadores o questionário adaptado “Crenças, Atitudes e Práticas Inclusivas” (Hassamo & Bahia, 2009). Os resultados indicaram que são os educadores de infância mais jovens, com menos tempo de experiência docente e com mais tempo de experiência em sala com crianças com NEE que tendencialmente revelam atitudes e práticas mais favoráveis à inclusão, no entanto, estas variáveis parecem não ser elementos decisivos na construção de atitudes e implementação de práticas pedagógicas inclusivas, uma vez que as associações não foram significativas. Verificaram-se preocupações, dúvidas e inseguranças relativamente à perceção das competências dos participantes para potenciar o desenvolvimento das crianças com NEE em contextos inclusivos.
en
Teachers´ attitudes seem to be a decisive variable for children´s educational success, in particular for children with Special Educational Needs (SEN) (Avramidis & Norwich, 2002; Morgado & Silva, 1999). The present study intended to analize the attitudes and pedagogical practices of preschool teachers regarding the inclusion of children with special needs in a regular preschool teaching classroom; the goal was to verify if the attitudes and practices vary according to age, teacher´s experience and the classroom experience with children with SEN. The study presents a quantitative approach and fits into the descriptive study methods. 59 preschool teachers from preschool educational institutions from the district of Lisbon, took part in this study with a higher incidence in the county of Sintra, in 2014/2015 school year. The adapted questionnaire “Crenças, Atitudes e Práticas Inclusivas” (Hassamo & Bahia, 2009) was applied to preschool teachers. The results indicated that younger preschool teachers, with less experience and more classroom time experience with children with SEN tendentiously reveal more favorable attitudes and practices for integration. However, these variables seem not to be decisive elements in the construction of the attitudes and inclusive pedagogical practices implementation, as the associations weren´t significant. Concerns, doubts and insecurities were verified regarding the perception of the participants´ skills to boost the development of children with SEN in inclusive contexts.

Data

11-mar-2016

Palavras-chave

Inclusão
Special needs
Atitudes
Necessidades Educativas Especiais
Práticas dos educadores de infância
Integration, attitudes
Practices of preschool teachers

Acesso

Acesso livre

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