Título
Melhoria dos processos de logística inversa da Worten
Autor
Matos, Nuno Miguel Raposo de
Resumo
pt
A logística inversa não era vista pela indústria de eletrónica de consumo como um
fator preponderante na tradicional cadeia de abastecimento para gerar valor, seja através
de redução de custos, ou aumento de receitas, sendo então descurada a nível estratégico.
Devido às diretivas da Comissão Europeia, às condições económicas a nível mundial, à
alteração do comportamento dos consumidores e à sua maior preocupação ambiental, bem
como o cada vez menor ciclo de vida dos produtos elétricos e eletrónicos, a indústria de
eletrónica de consumo teve que reformular a sua visão sobre a logística inversa.
Existem imensas oportunidades de melhoria nos processos de logística inversa. Estas
melhorias poderão ter um impacto significante nos custos totais de logística das empresas
e não devem ser descurados.
A Worten é um dos líderes do mercado português de retalho especializado de
eletrónica de consumo, eletrodomésticos e entretenimento. Foi no departamento de
Serviço Pós-Venda (SPV)/Reparações que se realizou este projeto cujo principal objetivo
foi a melhoria dos processos de logística inversa da Worten.
Foram identificadas oportunidades de melhoria dos processos (especialmente a relação
com os fornecedores que levam ao incumprimento de contratos) após a análise da situação
atual. Foram também identificados e analisados os custos da logística inversa e com base
nesta análise propostas melhorias dos processos de logística inversa, adaptando a análise
ABC para uma melhor gestão do cumprimento de contratos por parte dos fornecedores.
en
The reverse logistics was not seen by the consumer electronics industry as a major
factor in the traditional supply chain to create value, either through reduced costs, or
increased revenues, and then neglected at the strategic level in organizations. Due to the
European Commission policies, economic conditions worldwide, the change of consumer
behavior and its biggest environmental concern, and the dwindling life cycle of electrical
and electronic products, consumer electronics industry had to reformulate its vision
concerning reverse logistics.
There are plenty of opportunities to improve reverse logistics processes. These
improvements can have a significant impact on total cost of logistics enterprises and
should not be bleached.
Worten is one of the leaders of the Portuguese market for specialized retail consumer
electronics, home appliances and entertainment. It was in Department of After Sales
Service/Reparations which was held this project which had as main objective the
improvement of reverse logistics processes from Worten.
Were identified opportunities of process improvement (especially the relationship with
suppliers that lead to breach of contract) after the analysis of the current situation. Were
also identified and analyzed the costs of reverse logistics and based on this analysis
proposed improvements in reverse logistics processes, adapting the ABC analysis a better
management of the fulfillment of contracts by suppliers.