Título
Developing an evaluation tool to measure the efficacy of business theatre: a project with the Galli Business Theatre in Germany
Autor
Diestel, Ronja
Resumo
pt
Este projeto de mestrado pretende testar a nova ferramenta de avaliação de eficácia de teatro
empresarial num projeto piloto com a companhia anónima X, em Frankfurt, Alemanha. O
principal objetivo da intervenção artística é o melhoramento das capacidades de comunicação
entre os vinte participantes.
A ferramenta descrita consiste num esquema de entrevistas e dois inquéritos, antes e depois
da atual intervenção e derivada do modelo ROI de Kirkpatrick's and Phillips.
Tendo em vista o entendimento do conceito de intervenção artística, o primeiro capítulo
introduz uma literatura concisa nos principais tópicos cobertos neste projeto. Baseado na
crítica literária, o segundo capítulo providência pesquisa cientifica especifica, relevante em
todo o projeto, e que são as bases para os inquéritos desenvolvidos e o esquema de entrevista.
Este capítulo providência ainda comentários sobre os métodos de pesquisa escolhidos e
justifica os novos instrumentos de avaliação desenvolvidos, com os seus limites.
Os resultados são apresentados no terceiro capítulo deste trabalho, e estes concluem que a
ferramenta apresenta informação válida e interessante sobre uma vasta melhoria em termos de
habilidades profissionais devido à intervenção de teatro empresarial. No entanto, os resultados
indicam que para a companhia X, apenas uma fraca transferência de aprendizagem é
garantida.
O ultimo capitulo sugere formas de implementação juntamente com um guia temporal. Tem
também comparações dos resultados com estatísticas descritivas emparelhadas com t-tests
amostrais, e são demonstradas para provar estatisticamente as mudanças significativas
causadas pelo teatro empresarial. A conclusão providência respostas para as perguntas
específicas a pesquisas de desenvolvimento previamente colocadas.
en
This master project aims to test a new developed evaluation tool to measure the efficacy of
business theatre in a pilot project with an anonymous company X in Frankfurt in Germany.
The goal of the artistic intervention is to improve communication skills among the twenty
attendees. The designed tool consists of an interview scheme and two surveys, before and
after the actual intervention and derived from the Kirkpatrick’s and Phillips ROI model.
In order to understand the concept of artistic intervention the first chapter introduces excising
literature on the main topics covered in this project. Based on the literature review, the second
chapter provides specific research questions that lead through the project and are basis for the
developed surveys and the interview scheme. In addition, this methodology chapter provides
insight into the chosen research methods and justifies the new developed evaluation
instrument with its limitations.
The results are presented in the third chapter of this paper and lead to the conclusion that the
tool provides interesting and valid information about a positive improvement of the
employees’ perception and skills due to the business theatre intervention. However, the results
indicate that for company X only a poor learning transfer is guaranteed.
The last chapter suggests forms of implementation together with a timeline. In addition, a
comparison of the results with descriptive statistics and paired sample t-tests are provided to
statistically prove the significant changes caused by the business theatre intervention. A
conclusion provides answers to the previously designed research questions.