Título
The influence of brand anthropomorphism in user's online engagement: an exploratory study in the healthy food context
Autor
Lopes, Tânia Raquel Oliveira
Resumo
pt
O uso do Antropomorfismo como estratégia de criação de conteúdo está amplamente
disseminado, estando presente num contexto online através de diferentes formatos, contudo,
existem apenas alguns estudos que avaliam a eficácia dessa estratégia.
O presente estudo pretende preencher essa lacuna, explorando o Antropomorfismo nas redes
sociais como estratégia para melhorar o envolvimento dos utilizadores, bem como avaliar o
seu possível contributo na promoção de hábitos alimentares saudáveis, de informações
nutricionais e de atividade física para combater a obesidade, através de uma análise de
conteúdo às publicações das marcas nas suas páginas no Facebook.
O estudo centra-se em três dimensões do Antropomorfismo relacionadas com a aparência
externa dos produtos. Para tal, foram recolhidas 415 publicações, das quais 315 deviam
apresentar um dos tipos de Antropomorfismo que estão presentes em uma das dimensões. As
restantes 100 publicações não apresentavam caracteres humanizados.
Os resultados obtidos através da comparação entre publicações humanizadas e publicações
não-humanizadas concluiram que o Antropomorfismo das marcas online teve um impacto
mais positivo no número de “gostos”, sugerindo que esta pode ser uma estratégia para
enriquecer o conteúdo online, e interagir com os utilizadores de forma a despertar atitudes
positivas por parte dos mesmos, em relação à página da marca. Além disso, o envolvimento
dos utilizadores não foi influenciado pelo tipo de conteúdo usado nas publicações
humanizadas. Alguns estudos fornecidos são consistentes com estes resultados.
Devido à singularidade da pesquisa e às publicações recolhidas apenas se terem focado em
três dimensões, outras estratégias antropomórficas deverão ser estudadas neste contexto.
en
The use of Anthropomorphism as a strategy for creating content is widely disseminated, being
present in an online context through different formats; however, there are only a few studies
that evaluate the effectiveness of these strategies.
The current research tries to address this gap and explores Anthropomorphism in social
networks as a strategy to improve users’ engagement, and its possible contribution to the
promotion of healthy eating habits, nutritional information and physical activity to fight
obesity, through a content analysis of brand publications on their Facebook pages.
The study focuses on three dimensions of Anthropomorphism related to the external
appearance of brand products. In this sense, there were collected 415 posts, of which 315 had
to show one of the anthropomorphic characters presented in one of the dimensions. The
remaining 100 posts did not present anthropomorphic characters.
The results obtained by comparing the humanized posts with the non-humanized ones allowed
concluding that brand Anthropomorphism online had a higher positive impact on the number
of likes, suggesting that it can be a strategy to enrich content online, and interact with users in
order to arouse positive attitudes towards the brand page. Furthermore, it was concluded that
the users’ engagement did not differ by content type used in the anthropomorphized posts.
Due to the uniqueness of the research, and the posts collected only have focused on three
dimensions of Anthropomorphism; other anthropomorphic strategies should be studied in this
context.