Título
Olinda salve o teu carnaval: uma análise sobre as vertentes da identidade, do património e do turismo
Autor
Lima, Ana Gabriela de Melo
Resumo
pt
O estudo realizado no âmbito desta Tese de Mestrado analisa o Carnaval de Olinda através
das vertentes do Patrimônio, da Identidade e do Turismo, objetivando levantar reflexões e
discuti-las sobre o carnaval olindense como objeto de patrimonialização, construtor de
identidade e empreendimento do mercado cultural e turístico. Inicialmente, efetuou-se uma
discussão teórica sobre os conceitos de: patrimônio cultural material e imaterial como
instrumento de valorização da cultura e da memória coletiva, bem como marco de
preservação face à globalização; identidade coletiva, resistência identitária e construção de
novas identidades na contemporaneidade; e turismo e sua influência na comercialização da
cultura. Esses conceitos foram discutidos visando possibilitar uma maior compreensão da
análise do carnaval de Olinda. Após as discussões teóricas buscou-se descrever e
etnografar o carnaval de Olinda envolvendo a sua complexa relação com o turismo, com o
patrimônio e com a identidade. Para tanto, desenvolveu-se um breve levantamento histórico
com o intuito de fundamentar e contextualizar as afirmações do carnaval local como
resultado da construção e resistência popular. Em seguida, aborda-se como se dá a
organização e a produção atual da festa realizada pela Prefeitura Municipal da cidade. Por
fim, analisa-se a dinâmica do carnaval de Olinda sob vários aspectos que abrange a forma
particularizada da comunidade de brincar o carnaval, a reprodução dos modos de
resistência cultural e a maneira como os olindenses reagem às transformações ocorridas na
festa face a globalização.
en
The study fulfilled in the scope of this Master Thesis, proposes to analyze Olinda’s Carnival
throughout Patrimony, Identity and Tourism strands, aiming at raising reflections and at
discussing them over Olinda’s Carnival as a patrimonialization object, identity builder and
tourist and cultural market enterprise. Initially, a theoretical discussion was made over the
concepts of: immaterial and material cultural Patrimony as an instrument of collective
memory and cultural valorization, as well as preservation mark towards globalization;
Collective identity, identity resistance and contemporaneity, new identity creation; Tourism
influence in cultural commercialization. These concepts were discussed ‘aiming at enabling a
bigger understanding of the Olinda’s Carnival analysis. After all theoretical discussions, we
sought for describing and ethnographing Olinda’s Carnival involving its complex relationship
with tourism, patrimony and identity. For this, we developed a brief historical survey with the
intention of justifying and contextualizing the statements about the local carnival as an
outcome of popular resistance and construction. Then, we approached the organization and
production of the real party held by the City Hall. After having everything concluded , we
explain the Olinda’s carnival dynamic under several aspects covering the particular way of
the community playing the carnival, the representation of the several ways of cultural
resistance, the way people from Olinda react to transformations occurred in the party
towards globalization.