Título
Estratégias de "fundraising" para a sustentabilidade financeira das organizações sem fins lucrativos: a experiência da Operação Nariz Vermelho
Autor
Jorge, Helena Rita Mota
Resumo
pt
Atualmente, as Instituições Sem Fins Lucrativos enfrentam, como é do conhecimento geral,
inúmeros problemas que comprometem a sua sustentabilidade financeira. Assim, torna-se
determinante que as organizações consigam encontrar novas fontes de receita que lhes
permitam fazer face aos problemas que enfrentam e ainda alargar as suas áreas de atuação.
Neste sentido, esta investigação tem como objetivo analisar o "Fundraising" como um conjunto
de estratégias de angariação de fundos bastante úteis às Organizações Sem Fins Lucrativos.
A partir da experiência e do trabalho de uma entidade privada, a "Call to Action", que tem como
finalidade ajudar as organizações a desenvolverem um trabalho eficaz no âmbito da angariação
de fundos, pretende-se identificar as estratégias de "Fundraising" e os métodos a elas associadas.
Tomando como exemplo uma associação que trabalhou em parceria com a "Call to Action", a
Operação Nariz Vermelho, analisar-se-á a eficácia que as estratégias de "Fundraising" podem ter
como parte integrante do financiamento das instituições tendo em conta os diferentes objetivos
que pretende alcançar.
No entanto, como as Organizações Sem Fins Lucrativos não têm capacidade para estar sempre
a recorrer ao apoio de entidades externas para o desenvolvimento de ações de "Fundraising",
serão também apresentadas outras estratégias que, por iniciativa própria, a Operação Nariz
Vermelho coloca em prática.
Assim, partiu-se de um case study para perceber a importância do "Fundraising" para a
sustentabilidade financeira das Organizações Sem Fins Lucrativos, ficando claro que essas
mesmas estratégias podem servir de uma forma bastante eficaz os propósitos e necessidades
dessas mesmas associações.
en
Currently, nonprofit institutions face, as is generally known, numerous problems that
compromise their financial sustainability. Thus, it is crucial that organizations can find new
revenue sources that allow them to cope with problems they face and still broaden their
performing areas.
In this sense, this research aims to analyze "Fundraising" as a set of "Fundraising" strategies very
useful to nonprofit organizations.
From experience and work of a private entity, Call to Action, that aims to help organizations in
the development of an effective Fundraising work, it is intended to identify "Fundraising"
strategies and methods associated with them.
Taking as an example an association that worked in partnership with Call to Action, the
Operação Nariz Vermelho, it will analyze the effectiveness of Fundraising strategies while
integral part of institutions financing considering the different objectives that want to achieve.
However, as nonprofits organizations do not have the capacity to always rely on the support of
external entities for the development of "Fundraising" actions, other strategies will also be
presented that, on their own initiative, the Operação Nariz Vermelho puts into practice.
Thus, starting by a case study to understand the importance of "Fundraising" to the Non-Profit
Organizations financial sustainability, making it clear that these same strategies can serve in a
very effective way the purposes and needs of these same associations.