Título
Synergetic value-driven innovation in business model of organic agriculture in China: a case study of IGARDEN
Autor
William Yao
Resumo
pt
A inovação do modelo de negócios é um método importante para as empresas obterem
vantagens competitivas e alcançarem o desenvolvimento sustentável. Com o rápido
desenvolvimento da agricultura orgânica, um número crescente de estudiosos começou a
prestar mais atenção à pesquisa sobre o modelo de negócios da agricultura orgânica nos
últimos anos. No entanto, a maioria dos estudos levaram esses países ocidentais
desenvolvidos como objetos de pesquisa, enquanto a pesquisa sobre casos de empreendedores
locais chineses não costuma ser encontrada. Para desenvolver a teoria da inovação do modelo
de negócio da agricultura orgânica chinesa e orientar a prática, esta tese seleciona o IGARDEN como objeto de pesquisa e, com uma perspectiva de valor, exploramos o processo, caminho de inovação e as características essenciais de seu modelo de negócio. Através do
estudo de caso do IGARDEN, o resultado mostra que: (1) O modelo de negócio do
IGARDEN segue a evolução de baseada em produto para baseada em plataforma; (2) A
inovação do modelo de negócios do IGARDEN segue a lógica da criação de valor, e o
núcleo da criação de valor é a expressão do valor do produto, o aumento do valor da
plataforma e o acúmulo de valor sustentável; (3) O surgimento de valor sinérgico expande a
fronteira das atividades de criação de valor, promovendo o processo de inovação do modelo
de negócio. Impulsionado pelo Valor Sinérgico, o portador de criação de valor do IGARDEN
facilitou o surgimento de novos modelos de negócios; (4) O processo de inovação do modelo
de negócios no IGARDEN é essencialmente um processo iterativo baseado na criação de
valor, na sinergia de valor e na atualização de valor. O resultado da pesquisa contribuiu para o
potencial enriquecimento de teorias relacionadas à inovação do modelo de negócios através
de um escopo específico da inovação do modelo de negócios dentro da agricultura orgânica
da China, e pode ser um guia de formação de estratégia de inovação de modelo de negócios
para empreendedores que enfrentam negócios semelhantes ambiente descrito neste caso.
en
The innovation of business model is an important way for enterprises to gain competitive
advantages and achieve sustainable development. With the rapid development of organic
agriculture, an increasing number of scholars started to pay more attention to the research on
the business model innovation of organic agriculture in recent years. However, most of the
studies took the western developed countries as research objects, while research on cases of
China’s local entrepreneurs are not often to be found. In order to develop Chinese organic
agriculture’s business model innovation theory and to guide the practice, this thesis selects
IGARDEN as the research object, and with a value-created perspective we explore the
innovation process, path and essential characteristics of its business model by a case study
method. Through the case study of IGARDEN, the result shows that: (1) The business model
of IGARDEN follows the evolution from product-based to platform-based; (2) IGARDEN’s
business model innovation follows the logic of value creation, and the core of value creation
is the expression of product value, the increase of platform value and the accumulation of
sustainable value; (3) The emergence of synergistic value expands the border of value creation
activities, promoting the innovation process of business model. Driven by Synergetic Value,
the value creation carrier of IGARDEN has thus facilitated the emergence of new business
models; (4) The process of business model innovation in IGARDEN is essentially an iterative
process based on value creation, value synergy and value upgrading. The research result has
contributed to the potential enrichment of theories related to business model innovation
through a specific scope of the business model innovation within the organic agriculture
industry of China, and it can be a guide of forming business model innovation strategy for
entrepreneurs facing similar business environment as described in the case.