Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Development and application of a framework for the creation of a food startup in Germany

Autor
Cierpiol, Marie-Luise
Resumo
pt
A Alemanha cumpre princípios fundados num núcleo tradicional e num carácter avesso ao risco. Esse facto reflecte-se na forma como a população se comporta, reage e trabalha. As indústrias na Alemanha ainda seguem processos tradicionais que normalmente dificultam a implementação de novidades e inovações assim como a flexibilidade para com o mercado. Isto tem-se reflectido especialmente no caso das startups. O mercado alemão é muito desafiante a novos negócios pois contém obstáculos que dificilmente podem ser violados. Ao mesmo tempo, as startups são muito benéficas para um país e sua economia. O ambiente empresarial na Alemanha pode também ser adaptado à sua industria alimentar. Os requisitos para trabalhar com lojas de venda a retalho e grossistas consistem numa lista de condições restritas assim como despesas que cobrem inscrições e taxas de marketing. Estas condições dificilmente vão de encontro às de uma startup e ao seu limitado budget financeiro, bem como aos seus frágeis procedimentos de negócios. Assim, as startups alimentares têm de encontrar uma forma de superar os processos tradicionais a fim de entrarem no mercado. O objectivo da tese é fornecer uma estrutura de entrada a uma startup alimentar no mercado alemão. Por fim, essa estrutura é comparada ao caso Trinkkost, a nova startup alimentar que entrou no mercado em Maio de 2016. A tese apresenta e analisa cinco startups alimentares alemãs que entraram no mercado alimentar, até agora, com bastante sucesso. As startups escolhidas são Fritz Kola, Just Spices, True Fruits, Hafervoll e MyMuesli. Apresentam os melhores exemplos quanto ao tipo de produto que uma startup deve lançar no mercado alemão, como pode estabelecer os seus próprios canais de distribuição, como as decisões de marketing podem ser realizadas com um orçamente reduzido e, como ou se uma startup necessita de capital financeiro externo para sobreviver e crescer no mercado. Estes resultados, combinados a uma análise ao meio empresarial das startups, bem como à percepção alimentar por parte dos alemães, leva ao desenvolvimento da estrutura de startup alimentar. Finalmente, a startup Trinkkost é comparada à estrutura de acção.
en
The German country carries in its core a traditional and risk-averse character. This is mirrored by the way inhabitants behave, react and work. Industries in Germany follow still traditional processes which often hinder the implementation of novelties and innovations as well as the flexibility towards the market. This has been especially reflected in the case of startups. The German market is very challenging for new businesses as they contain obstacles which can hardly be breached. Simultaneously, startups are very beneficial for a country and its economy. The environment in Germany can also be adapted to the German food industry. The requirements to work with retail stores and wholesalers consist of strict list of conditions as well as expenses that cover listing and marketing fees. These conditions can hardly be met by a startup with its tight financial budgets and fragile business processes. Hence, food startups have to find a way to overcome the traditional processes in order to enter the market. The objective of the thesis is to provide a framework on how a food startup should enter the German market. Finally, the framework is compared to Trinkkost, a new food startup that entered the market in May, 2016. The thesis presents and analyses five German food startups which have entered the German food market, so far, very successfully. The chosen startups are Fritz Kola, Just Spices, True Fruits, Hafervoll and MyMuesli. These startups present best examples on what kind of product a startup should launch on the German market, how a startup can establish their own distribution channels, how marketing activities can be carried out with a tight budget and how or if a startup needs external financial capital to survive and grow on the market. These results combined with an analysis on the German startup environment as well as on the German perception on food leads to the development of a food startup framework. Finally, the food startup Trinkkost is compared with the food startup framework.

Data

14-jul-2017

Palavras-chave

Strategy
Marketing
Gestão internacional
Startup
Estratégia empresarial
Start-Up
Food industry
Germany
Alemanha
Indústria alimentar

Acesso

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