Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

A communication plan for a portuguese luxury multibrand: Stivali

Autor
Paiva, Maria Leonor Nogueira de
Resumo
pt
O aparecimento de novas tecnologias, a evolução da sociedade e a nova era do mundo digital, são alguns dos principais e recentes factores, que afetam qualquer tipo de setor económico. O luxo é hoje, fortemente influenciado por estes fatores, e algumas mudanças na natureza do negócio já começam a acontecer. Para além disso, as marcas de luxo enfrentam alguns desafios na adaptação das suas estratégias às exigências dos consumidores, relativamente às suas motivações e expectativas. Posto isto, o foco será no desenvolvimento de uma proposta de um plano de comunicação inovador e eficaz, para uma multimarca de luxo portuguesa – Stivali. O principal objectivo deste projeto é aumentar o conhecimento da Stivali junto dos consumidores, e construir relações duradouras com os mesmos. No entanto, todo o projeto teve em consideração as novas tendências na comunicação, mas também a preocupação em manter o estatuto exclusivo e de alto nivel, exigido pela empresa. A revisão de literatura é baseada em artigos académicos que englobam estudos sobre dois assuntos principais: comunicação e luxo. Foi realizada uma análise interna e externa, com o intuito de compreender melhor a indústria e a empresa em estudo. Seguidamente, foi realizada uma investigação a consumidores de luxo, para adquirir um conhecimento apropriado sobre de que forma os consumidores interagem com as marcas de luxo. Finalmente, as atividades desenvolvidas no plano de comunicação tiveram em conta os resultados da pesquisa e foram cuidadosamente sugeridas a fim de atingir os principais objetivos da Stivali.
en
The emerging of new technologies, the evolution of society and the new digital world’s age, are some of the main recent factors that affect any kind of economic sector. The Luxury sector is now strongly influenced by these, and some changes in the nature of the business are already happening. Moreover, luxury brands are facing some challenges in the adaptation of their strategies to the rigorous customer’s motivations and expectations. Hereupon, the focus will be in developing an innovative and effective Communication Plan proposal for a Portuguese luxury multibrand - Stivali. The main goal of this project is to increase Stivali’s awareness and knowledge, and create long-term relationships with clients. Furthermore, the project had in consideration these new trends in marketing communications, but also concerned in maintaining the high and exclusive status a luxury company requires. The literature review is based on academic articles which embrace overall studies concerning with two main subjects: communications and luxury. An internal and external analysis was conducted, in order to understand better the industry and the company in study. In addition, it was done an investigation close to luxury consumers to have a proper knowledge on how customers interact with luxury brands. Finally, the activities developed throughout the communication plan took into account all the research findings and were carefully suggested to meet Stivali’s main goals.

Data

10-jul-2017

Palavras-chave

Marketing
Plano de marketing
Luxury
Trabalho de projeto
Comunicação estratégica
Marketing communications
Communications Plan
Indústria de produtos de luxo
Stivali

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo