Título
Envia-me um emoji, dir-te-ei como és: utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador
Autor
Luz, Maria Inês Reis Mendes da
Resumo
pt
Os emojis representam uma enorme diversidade de conceitos (e.g., expressões faciais,
objetos, atividades) e a sua utilização é cada vez mais comum na comunicação mediada por
computador (CMC). Recentemente foram desenvolvidos os chamados “emojis étnicos” que
correspondem a tons de pele humana realista. O presente experimento tem como principal
objetivo examinar o impacto da utilização destas pistas visuais em CMC na perceção de
pessoas. Especificamente, criámos quatro cenários que simulam conversas online entre dois
colegas de turma, nos quais um emissor branco ou negro (identificado pela foto de perfil)
utiliza um emoji branco ou negro. Estes cenários permitem definir condições em que existe
quer congruência quer incongruência em termos da raça dos dois tipos de pistas visuais (i.e.,
foto de perfil e emoji). De modo a analisar o efeito da raça, os participantes (N = 128, 64.1%
do sexo feminino, MIdade = 26.04) após observarem esta conversa online, responderam a um
conjunto de medidas relativas à perceção do emissor, do recetor, da relação entre ambos, bem
como a questões diretamente relacionadas com o emoji utilizado. Os resultados demonstram
que não existem efeitos significativos quer da raça do emissor, quer da raça do emoji enviado
na formação de impressões acerca dos interlocutores e da relação entre estes. No entanto, os
participantes utilizaram o tom de pele dos emojis enviados enquanto pista visual para
inferirem a raça do recetor (não identificada no cenário). Esta investigação contribui assim
para entender melhor a função destes emojis étnicos, servindo como ponto de partida para
novas investigações acerca desta temática.
en
The emojis represent an enormous diversity of concepts (e.g., facial expressions,
objects, activities) and their use is increasingly common in computer-mediated
communication (CMC). Recently, the so-called "ethnic emoji" have been developed to
correspond to realistic human skin tones. The main objective of the present research is to
study the impact of using these visual cues in CMC in the perception of people. Specifically,
we created four scenarios that simulate online conversations between two classmates in which
a black or a white sender (identified by the profile picture) uses a black or a white emoji.
These scenarios allow to define conditions in which there is either congruence or
incongruence in terms of the race of the two types of visual cues (i.e., profile photo and
emoji). To analyze the effect of race, the participants (N = 128, 64.1% female, Mage = 26.04)
after seeing this online conversation, answered a set of measures regarding the perception of
the sender, the receiver, the relationship between both, as well as questions directly related to
the used emoji. The results show that there are no significant effects of either the race of the
sender or the race of the sent emoji, in the impression formation about the users and the
relationship between them. However, the participants used the skin tone of the sent emoji as a
visual cue to infer the recipient's race (unidentified in the scenario). Our research contributes
to a better understanding of the role of these new ethnic emoji, aiming to serve as a starting
point for further research on this subject.