Título
The global airline industry: an assessment of the impact of low-cost carriers on the technical efficiency of full-service airlines
Autor
Pinho, Bernardo Almeida
Resumo
pt
A criação da primeira companhia aérea de baixo-custo, a "Southwest Airlines",
impulsionou o desenvolvimento mundial de tantas outras no sector da aviação. A
simplicidade, os preços baixos e o foco no principal objetivo da atividade (voar) têm sido
a chave do seu sucesso e, simultaneamente, uma ameaça às companhias aéreas
tradicionais. Inevitavelmente, os operadores de serviço-completo têm vindo a realizar
mudanças no seu modelo de negócio para conseguirem manter-se competitivas.
Recentemente, alguns estudos têm-se focado na comparação entre os dois
modelos de negócio e na análise das estratégias das transportadoras tradicionais ao
aumento concorrencial. No entanto, parece não existir qualquer investigação acerca do
impacto dos operadores de baixo-custo na eficiência técnica dos tradicionais. Assim, este
estudo foca-se na relação entre a quota de mercado regional das transportadoras de baixo-custo e a eficiência técnica das companhias aéreas tradicionais sediadas nessa região. Para
prosseguir esta investigação, foi implementada uma Análise por Envoltória de Dados de
duas etapas. Inicialmente, foram estimadas as pontuações de eficiência técnica com
métodos de "bootstrap" para 137 transportadoras de passageiros e, posteriormente, as
pontuações foram usadas como variável dependente numa regressão "bootstrapped"
truncada para identificar as fontes de eficiência. Os resultados sugerem que uma maior
concentração de operadores de baixo-custo numa dada região está associada a uma menor
utilização de recursos, por parte dos operadores tradicionais dessa região, para o mesmo
nível de produção. Esta relação poderá ser explicada por práticas de gestão mais
adequadas que aproximam o modelo tradicional do modelo de baixo-custo.
en
Since the emergence of the first low-fare airline, Southwest Airlines, we have
witnessed the spread of the low-cost phenomenon in different regions of the world. The
simplicity, the low fares and the focus on core business (flying) have been the critical
basis for their success, and the concern of traditional operators who see their market
positioning threatened. To remain competitive, full-service operators have been forced to
redefine their business model.
With great interest in the innovative nature of low-cost carriers, literature has
covered inter-business model comparisons of efficiency, as well as on the analysis of the
strategies carried out by full-service to adapting to the increased competition. However,
there seems to be no study on the impact of low-cost operators on the technical efficiency
of full-service airlines. Thus, this thesis aims to analyse the impact of the low-cost
regional market share on the technical efficiency of full-service airlines domiciled in the
same region. In order to pursue this analysis, a two-stage Data Envelopment Analysis was
implemented. Initially, bootstrapped efficiency scores were estimated for a set of 137
passenger airlines. Subsequently, the estimated efficiency measures were used as a
dependent variable in a truncated bootstrap regression to identify the determinants of the
technical efficiency. Results suggest that larger low-cost market shares are associated
with lower input uses for the same full-service carriers’ output levels based on that region.
This relationship might be explained by the adoption of better management practices that
approach the full-service model to the low-cost model.