Título
Digital marketing for nonprofit organizations: The official website of the Portuguese federation of food banks
Autor
Silva, Vasco Manuel Anjinho Santos Saial da
Resumo
pt
Os efeitos adversos da atual situação económica fizeram as organizações sem fins lucrativos de natureza social ganhar extrema importância na sociedade. Ainda assim, o aumento da consciência relativa ao trabalho desenvolvido por estas organizações não foi acompanhado por uma adaptação adequada das suas estratégias de marketing. Este projeto pretende analisar o marketing de natureza digital tendo como objeto de estudo o website oficial da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares (FPBA). A pesquisa para este projeto envolveu uma abrangente, contemporânea e relevante revisão de literatura e uma análise de conteúdos centrada no website oficial da FPBA, tendo sempre em conta as interações deste com o seu ecossistema digital oficial. Ao mesmo tempo foi desenvolvida uma análise comparativa de websites oficiais a nível nacional com três concorrentes diretos e a nível internacional com vinte bancos alimentares, um de cada país, abrangendo cinco continentes. Foi possível verificar que todas as webpages analisadas têm potencial de optimização, quer este seja derivado de princípios inerentes às melhores práticas ou da comparação com semelhantes. Pôde concluir-se que o website oficial da FPBA ainda não está a ser usado com a eficiência e eficácia devidas para gerar valor significativo, tendo em conta o seu ecosistema digital oficial e como parte da estratégia global da FPBA. Espera-se que o presente projecto contribua para a eventual melhoria do website oficial da FPBA e possa, ainda que indirectamente, ajudar a concretizar a sua missão.
en
The adverse effects of the current economic situation have made nonprofit organizations of social nature gain extreme importance in society. Nevertheless, the increase of awareness regarding the work developed by these organizations has not been accompanied by an adequate adaptation of their marketing strategies. This project work wants to analyze the marketing of digital nature having as study object the official website of the Portuguese Federation of Food Banks (PFFB). The research for this project work involved a comprehensive, contemporary and relevant literature review and a content analysis centered on the official website of the PFFB, having always in account the interactions of this with its official digital ecosystem. At the same time was developed a comparative analysis of official websites at national level with the three direct competitors and at international level with twenty food banks, one of each country, covering five continents. It was possible to verify that all the analyzed webpages have optimization potential, either this is derived from principles inherent to best practices or from the comparison with similar. It could be concluded that the official website of the PFFB is not yet being used with the required efficiency and effectiveness to generate significate value, having in account its official digital ecosystem and as part of the global strategy of the PFFB. It is hoped that the present enterprise project work may contribute for the eventual improvement of the official website of the PFFB and may, even that indirectly, help to accomplish its mission.